[weglot_switcher]

Hill+Knowlton e FXT fazem fusão em Portugal

Nova agência tem 25 consultores e é detida maioritariamente pelo grupo WPP. Francisco Teixeira é diretor geral e acionista minoritário.
27 Janeiro 2017, 08h21

O mercado das agências de comunicação português tem um novo ‘player’, que nasce da fusão entre a Hill+Knowlton Strategies (H+K) e a FXT. A nova agência tem a designação de Hill + Knowlton Strategies Portugal e conta com Francisco Teixeira como diretor-geral e sócio minoritário, disse fonte oficial ao Jornal Económico. A WPP mantém-se como acionista maioritária.

A WPP é uma agência de comunicação internacional sediada em Nova Iorque, que tem entre os seus clientes numerosos grupos multinacionais. Tem 87 escritórios em 49 países, para além de uma rede de firmas associadas.

Por sua vez, a FXT, fundada em 2013 por Francisco Teixeira, ex-jornalista do “Diário Económico”, conta com uma equipa de sete profissionais e tem clientes como a InterCement (empresa brasileira que detém a Cimpor), a Uber, a Fundação EDP, a Fundação Luso-Americana, a Cofidis e a Betfair, entre outras entidades.

Com a fusão da FXT com a unidade portuguesa da H+K, nasce uma agência que tem cerca de 25 consultores no escritório nas Amoreiras, em Lisboa.  “Além de Francisco Teixeira, Cristina Lopes e Piedade Guimarães integram a equipa de gestão. Carlota Burnay irá liderar a equipa de Comunicação Corporativa, Margarida Caparica de Marketing e Produto, Sofia Velasco a equipa de Tecnologia e Novos Negócios, Adelina Cabral a equipa de Public Affairs e Helena Gois a equipa de Saúde”, referiu a mesma fonte.

“O Francisco preenche os dois critérios que definimos: demonstrou ser um diretor bem-sucedido e tem currículo na construção de um negócio. O seu espírito empreendedor, permanentemente focado no cliente, o seu raciocínio rápido e a sua criatividade são fonte de inspiração”, disse Lars Erik Gronntun, presidente e CEO da H+K na Europa, Médio Oriente e África (EMEA), numa nota.
“Integrar o Grupo WPP, com presença e reputação globais, e fundir a FXT com uma empresa com a experiência e o portfólio da H+K é motivo de enorme orgulho, mas também de grande responsabilidade. Estou certo de que tornaremos a H+K numa agência líder no mercado português”, frisou, por sua vez, Francisco Teixeira.l

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.