[weglot_switcher]

Honda e Nissan estudam fusão. Vem aí mais um gigante do sector automóvel

A acontecer esta fusão, trata-se da maior no sector automóvel desde aquela que levou à criação da Stellantis. As marcas querem assim tornar-se mais competitivas no ultra competitivo mercado dos automóvel elétricos, dominado sobretudo pela China.
Honda
18 Dezembro 2024, 09h28

Os dois fabricantes automobilísticos japoneses Honda e Nissan terão iniciado conversações para estudar uma possível fusão que a concretizar-se, iria resultar na criação de um novo gigante do sector automóvel. A informação é avançada esta quarta-feira pelo jornal japonês “Nikkei”.

Num contexto em que a concorrência está a apertar, sobretudo quando se fala da oferta chinesa e do crescimento exponencial da Tesla no importante segmento dos carros elétricos, as duas marcas nipónicas mais relevantes do sector automóvel (logo atrás da que mais vende, a Toyota) têm vindo a aproximar-se decisivamente nos últimos meses, impulsionadas também por alguns resultados semestrais abaixo do esperado.

Honda e Nissan, o terceiro e segundo maiores fabricantes automóveis do Japão, perseguem a Toyota nessa demanda mas têm vindo a perder quota de mercado na China e note-se que a segunda maior economia do mundo representou quase 70% das vendas globais de veículos elétricos em novembro, com mais de 1,2 mil milhões em compras durante o mês passado.

A imprensa japonesa dá conta que ambas as marcas vão querer operar através de um só empresa assim que assinem um entendimento para a nova entidade. Nesta estratégia, as duas marcas querem ainda incorporar a Mitsubishi Motors, marca na qual a Nissan é o principal acionista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.