[weglot_switcher]

Hospitais CUF com lucro a subir 63,7% para 25,4 milhões

A CUF registou no primeiro semestre deste ano 25,4 milhões de lucro, o que representa um crescimento de 63,7% face aos 15,5 milhões do período homólogo de 2022.
2 Setembro 2023, 00h32

O grupo CUF atingiu  no primeiro semestre do deste ano um lucro de 25,4 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 63,7% face aos 15,5 milhões obtidos  no período homólogo no ano passado, informou esta sexta-feira o grupo presidido por Salvador de Mello em comunicado à CMVM.

Os rendimentos operacionais subiram 20,5%, para 377,8 milhões de euros e os custos operacionais aumentaram 19,1% para 309,5 milhões.

O EBITDA cresceu 27% para 68,3 milhões de euros. Já a margem EBITDA subiu 0,9 pontos percentuais para 18,1%.

“No primeiro semestre de 2023, a CUF regista uma evolução positiva da atividade assistencial, refletindo o aumento da capacidade instalada da rede, bem como o empenho e a dedicação das equipas na resposta às necessidades de saúde da população”, refere o relatório e contas..
Assim, “comparativamente aos primeiros seis meses de 2022, é de salientar a evolução positiva da atividade assistencial, ao nível das consultas (+13,8%) e cirurgias (+13,0%), dos serviços de urgência (+16,4%) e internamento (18,4%), com resultados que representam a aposta da CUF no aumento da acessibilidade aos cuidados de saúde”, revela o grupo.
No relatório e contas é ainda referido que “estes resultados, relacionados com o crescimento e o investimento na capacidade de resposta da rede CUF em território nacional, concretizaram-se, nomeadamente, no primeiro semestre de 2023, através do reforço realizado em sistemas de informação e equipamentos clínicos, destacando-se a aquisição do segundo robot DaVinci e a abertura da Clínica CUF Leiria, assim como a aquisição do Hospital Internacional dos Açores. Estas duas novas unidades de saúde reforçaram, com uma oferta especializada e diferenciada, o acesso a cuidados de saúde nestas regiões”.
O grupo CUF destaca o total de Investimento efetuado na rede CUF no primeiro semestre de 2023, na ordem dos 76 milhões de euros e “o aumento muito significativo das taxas Euribor face ao primeiro semestre de 2022, com um incremento superior a 50% nos gastos financeiros, que se traduziu numa evolução negativa dos resultados financeiros”, a penalizar os resultados.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.