[weglot_switcher]

Hospital de Santa Maria garante que urgência cirúrgica está a responder “aos doentes que dela necessitam”

O esclarecimento surge depois dos chefes de cirurgia se voltarem a demitir e da “CNN Portugal” adiantar que o centro estava sem estas urgências.
2 Dezembro 2021, 16h12

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) defende que a urgência cirúrgica no Hospital de Santa Maria está em funcionamento e que está a “responder aos doentes que dela necessitam”. Este esclarecimento surge depois dos chefes de cirurgia se voltarem a demitir e da “CNN Portugal” adiantar que o centro estava sem estas urgências.

“A urgência cirúrgica do Hospital de Santa Maria esteve e está a funcionar e a responder aos doentes que dela necessitam,  estando já em vigor o novo protocolo em que o Serviço de Ortopedia assegura a resposta na área do monotrauma, como acordado com as equipas da Cirurgia Geral”, escreve o CHULN em comunicado enviado às redações.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos adiantou que as matérias discutidas na semana passada não foram cumpridas pelo hospital, e que os chefes se voltavam a demitir dos seus papéis. “Neste momento não existe uma escala de urgência para a cirurgia do Hospital de Santa Maria”, afirmou Roque Da Cunha à publicação, numa informação agora desmentida.

O Conselho de Administração do CHULN recusa que tenha voltado atrás com o que estava negociado com estes profissionais de saúde e que se “mantém todas as soluções apresentadas às equipas da Cirurgia Geral, que estão em vigor”. “Medidas que os  chefes de equipa da urgência cirúrgica consideraram, em reunião realizada no dia 30 de novembro, resolver de forma integral as questões apresentadas em documento enviado ao Conselho de Administração e que se prendiam maioritariamente com reorganização de processos assistenciais internos”, lê-se no comunicado.

O CHULN adianta ainda que contratou profissionais para reforçar as equipas de urgência cirúrgica e que ainda abriu vagas para reforçar o quadro permanente da equipa cirúrgica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.