[weglot_switcher]

Iberdrola assegura controlo de empresa de energias renováveis australiana Infigen

A gigante espanhola concluiu uma OPA sobre 52,75% do capital da empresa australiana, expandindo o seu projeto de renováveis na Austrália.
6 Agosto 2020, 11h32

A Iberdrola deu um passo importante na aquisição da companhia de energias renováveis australiana Infigen Energy, depois de assegurar o controlo de mais de 50% das ações da empresa. A informação foi comunicada à bolsa australiana, o índice ASX, de que a empresa austral havia aceitado a oferta dos espanhóis por 52,75% do seu capital.

“A Iberdrola pode agora nomear a maioria dos membros do conselho de administração da Infigen Energy, desde que haja dois diretores independentes (…) até que a Iberdrola adquira todas [as ações da Infigen]”, pode ler-se num comunicado da empresa australiana.

A oferta dos espanhóis, que avaliaram o total do capital da Infigen em 553 milhões de euros, expirava dia 7 de agosto. O conselho de administração da empresa aconselha os restantes acionistas a aceitar o negócio, que envolve a compra das ações a um valor unitário de 0,92 dólares australianos, ou 0,56 euros.

A concretização do negócio representa também uma vitória da Iberdrola frente ao Grupo Ayala e à sua UAC Energy Holdings, a subsidiária do grupo filipino que tentava também uma OPA sobre a Infigen.

A Infigen é titular de infraestruturas de geração eólica terrestre com 670 MW de capacidade instalada, 268 MW de ativos de geração elétrica convencional e armazenamento de energia de reserva, da produção de 246 MW de capacidade de produção de energia renovável detida por terceiros e ainda um portfolio de vários projetos eólicos e solares com uma capacidade total de 1 GW, reporta a publicação espanhola Expansion.

Já a Iberdrola acrescenta estas capacidades ao seu projeto australiano híbrido de produção eólica e solar de 320 MW, bem como ao seu portfolio global de mais de 58.000 MW, concentrado sobretudo na Europa e América do Norte.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.