[weglot_switcher]

IGCP emite 949 milhões de euros em operação de troca para alongar prazos da dívida até 2029

Na primeira operação de troca de dívida deste ano, a instituição presidida por Cristina Casalinho adiou em oito anos o reembolso de Obrigações do Tesouro que venciam em 2021.
29 Janeiro 2020, 10h38

O IGCP – Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública emitiu esta quarta-feira 949 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT), numa operação de troca de dívida para alongar os prazos e que envolveu também a recompra de dívida que chegava à maturidade a 15 de abril de 2021.

A instituição liderada por Cristina Casalinho comprou 949 milhões de euros que venciam a 2021, com uma taxa de alocação de 3,85% e, em troca, vendeu 949 milhões de euros em OT com maturidade a 15 de junho de 2029, com uma taxa de 1,95%.

A estratégia segue assim a explorada pelo Tesouro no ano passado de alongar as maturidades e ‘suavizar’ a curva de amortizações, aproveitando as baixas taxas de juro a que Portugal se tem financiado.

“A vantagem desta operação para o investidor é a de poder trocar um investimento em dívida soberana portuguesa com uma yield negativa de -0.62% por uma rentabilidade positiva de 0.23% para a maturidade 2029″, explicou Paulo Rosa, economista e trader sénior do Banco Carregosa. “É a prova de que os investidores continuam a acreditar na economia portuguesa, pois estão a estender a maturidade dos seus investimentos, e principalmente na continuação da política acomodatícia do BCE”.

Paulo Rosa recordou que o custo a que estas operações têm sido realizadas está abaixo da média histórica que Portugal. “As condições atuais de taxas de juro negativas têm sido extremamente favoráveis para o sucesso destas emissões, baixando a média dos juros pagos por todo o endividamento da República Portuguesa”.

Em novembro do ano passado fez o último leilão de troca de dívida, no qual comprou 532 milhões de euros que venciam a 2021 e, em troca, vendeu 360 milhões de euros em OT com maturidade a 17 outubro 2028 e 172 milhões de euros com maturidade a 18 abril 2034. No total de 2019, as operações de troca de dívida ascenderam a 4.374 milhões de euros, com 2.994 milhões de euros que venciam em 2021 a serem empurrados além desta maturidade.

No Programa de Financiamento para este ano, o IGCP frisou que “a estratégia de financiamento para 2020 centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública nos  mercados financeiros em euros com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro (OT), para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário”, refere, acrescentando que “oportunidades para realizar operações de troca e recompras de títulos serão exploradas”.

[Atualizada às 11h03]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.