A lista liderada pelo deputado Bernardo Blanco foi a mais votada e conquistou hoje 18 de 50 mandatos ao Conselho Nacional da IL, órgão máximo entre Convenções, enquanto a encabeçada por Pedro Ferreira, atual vice-presidente do órgão, conseguiu 14.
Blanco, até agora vice-presidente da IL, optou por deixar a Comissão Executiva do partido invocando motivos pessoais, e candidatou-se ao Conselho Nacional pela lista F, que tem como mote “Juntos fazemos o futuro”, é integrada por António Costa Amaral, atual membro da Comissão Executiva de Rui Rocha e antigo vice-presidente da IL durante a liderança de João Cotrim Figueiredo e venceu com 34% dos votos.
A lista X, composta por membros que integraram direções recentes da IL, é encabeçada por Pedro Ferreira, atual vice-presidente do Conselho Nacional,Bruno Mourão Martins, fundador e atual membro da Comissão Executiva de Rui Rocha, e João Caetano Dias, dirigente da IL quando Cotrim Figueiredo era líder, foi a segunda mais votada com 27,3%
A lista A, encabeçada por Francisco Cudell, teve 11,2% e a lista T, que tinha como cabeça de lista André Serpa Soares, conseguiu 10,7%, e conquistaram ambas cinco lugares no órgão máximo entre Convenções.
Seguiram-se a lista M (8,9%), liderada por Jorge Pires e a lista D (8,0%), encabeçada pelo antigo conselheiro nacional da IL Ricardo Lopes, com quatro mandatos.
Para o Conselho de Jurisdição, houve três listas candidatas, tendo a lista X, também encabeçada por Pedro Ferreira, obtido seis mandatos, a lista J, de Fernando Antunes, três, e a lista T, que tinha Flávio Kawakami como “número um”, dois.
Já ao Conselho de Fiscalização, concorreram quatro listas, tendo a lista X, encabeçada por Sérgio Loureiro, obtido três mandatos, a lista T, que tinha como número um Pedro Fernandes Antunes, um mandato, e a D, de Pedro João Ermida, outro. A lista V, de Pedro Santos Janeiro, não conseguiu eleger qualquer mandato.
De acordo com o regimento da IX Convenção Nacional da IL, nos casos do Conselho Nacional, Conselho de Jurisdição e Conselho de Fiscalização é utilizado o método de Hondt para a conversão dos resultados em mandatos, sendo “eleitos os candidatos pela ordem em que figuram na respetiva lista”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com