[weglot_switcher]

IL/Convenção: Trabalhos terminaram às 02:14 após apresentação de moções setoriais

Os trabalhos da convenção começaram no sábado por volta das 13:45, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, e tiveram duas interrupções, uma por volta das 15:00 e outra à hora do jantar.
2 Fevereiro 2025, 12h24

O primeiro dia da IX Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL) terminou hoje às 02:14, depois de período de apresentação das 24 moções setoriais submetidas pelos membros do partido.

Os trabalhos da convenção começaram no sábado por volta das 13:45, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, e tiveram duas interrupções, uma por volta das 15:00 e outra à hora do jantar.

As últimas horas desta maratona foram dedicadas à apresentação das 24 moções setoriais submetidas pelos membros.

O nome do Presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a ser mencionado, devido a uma moção com o título “Afuera” subscrita pelo deputado Bernardo Blanco e apresentada pelo dirigente António Costa Amaral, que considerou que as políticas que estão a ser implementadas por Milei são “muito interessantes”.

Além desta moção, houve também quem defendesse a semana de quatro dias de trabalho, que o partido apresente propostas sobre imigração focadas na inclusão e não na exclusão, e um apelo a que haja uma maior atenção ao interior do país.

Estava previsto que houvesse ainda um debate sobre estas moções, tendo havido 27 inscrições de membros, mas, dada a hora tardia, o vice-presidente da mesa, Pedro Ferreira, disse que esse debate passaria para o segundo dia.

Queria “valorizar a vossa resiliência e resistência, a nossa, foi um exercício acima de tudo de respeito por aqueles que tiveram o trabalho de preparar 24 moções setoriais”, disse.

Antes disso, houve um período de intervenção de membros, que contou com 125 inscrições e durou cerca de cinco horas. Nesses breves discursos, de dois minutos, vários membros destacaram o crescimento do partido nos últimos oito anos e alguns consideraram que há pouca discussão política nos órgãos internos.

O deputado no parlamento regional da Madeira, Nuno Morna, foi dos poucos membros que optou por abordar as eleições presidenciais, numa altura em que Rui Rocha indicou que irá revelar o candidato que a IL vai apoiar no domingo, caso seja reeleito.

“Mariana Leitão, serias uma fantástica candidata à Presidência da República”, disse, uma declaração de apoio que seria igualmente reproduzida por Manuel Neves Lima, membro de Oeiras, núcleo de Mariana Leitão, que disse apoiá-la para “qualquer cargo” a que queira concorrer.

Umas das últimas a discursar no período de intervenção de membros foi a eurodeputada da IL Ana Martins, que sublinhou a chegada da IL ao Parlamento Europeu numa altura em que os “liberais dos países europeus não só estão a perder força” como também estão a perder convicção”

A eurodeputada mostrou-se perplexa com a forma como a Europa, disse, ganhou medo do progresso, preferindo travá-lo e acrescentou que o continente “se contentou em ser espectadora das grandes transformações globais”, em vez de as querer liderar. “Estamos a pagar o preço dessa falta de visão”, considerou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.