O número de reclamações dirigidas à AIMA aumentaram 37% no primeiro quadrimestre de 2025, segundo o Portal da Queixa.
Nos primeiros quatro meses de 2025, o Portal da Queixa “recebeu um total de 593 reclamações dirigidas à Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o que representa um aumento na ordem dos 37% em comparação com o último quadrimestre de 2024, quando foram registadas 432 queixas. Até ao dia 12 de maio, já foram contabilizadas na plataforma 100 reclamações”.
O Portal da Queixa apontou que “os principais motivos das reclamações registadas entre janeiro e abril deste ano, estão relacionados com a demora nos processos e dificuldades de contacto, que somam 67,93% do total de ocorrências”.
O Portal detalhou que “os atrasos na entrega de documentos e processos (incluindo atrasos na emissão de cartões de residência e vistos), geraram 37,23% das queixas e as dificuldades de agendamento ou contato (como falta de resposta a e-mails e informações incorretas), recolheram 30,7%”.
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