[weglot_switcher]

Imobiliário: Reino Unido regista aumento de 7% no volume de negócios no primeiro semestre

O mercado imobiliário comercial do Reino Unido está a recuperar mais rapidamente do que o resto da Europa, com os preços das casas a subirem 1,4% este ano.
Reino Unido
18 Agosto 2024, 14h40

O mercado imobiliário comercial do Reino Unido mostra sinais de recuperação em relação ao resto da Europa, após ter enfrentado uma recessão nos últimos dois anos devido às altas taxas de juro. Segundo o “Financial Times”, que cita dados do grupo financeiro MSCI, o volumes de negócios no Reino Unido aumentou 7% no primeiro semestre de 2024, com 26 mil milhões de euros verificados no segmento residencial.

Os valores dos imóveis comerciais desceram em toda a Europa, com uma quebra de quase 25% desde o pico atingido em 2022. Por outro lado, no primeiro semestre de 2024, o Reino Unido observou uma ligeira subida nos preços das casas de 1,4% em média, superando os ganhos em França e na Alemanha.

Os especialistas do sector imobiliário atribuem esta recuperação mais rápida do Reino Unido a fatores como a esperança numa estabilidade política após as eleições, perspetivas económicas mais fortes e aumento das rendas.

A Blackstone uma das maiores empresas de capital privado do mundo, também teve um papel significativo no impulso à atividade imobiliária, ao investir perto de três mil milhões de dólares em imóveis europeus durante o primeiro semestre de 2024, sendo a maior parte  direcionado para o Reino Unido, com as compras de uma cadeia de hotéis, armazéns logísticos e um bloco de retalho de luxo.

Apesar desta recuperação os especialistas indicam que Reino Unido ainda tem vários desafios pela frente, dado que as taxas de juro, embora ligeiramente mais baixas após o corte em junho por parte do Banco de Inglaterra, continuam relativamente elevadas.

Por outro lado, segmentos como os escritórios, o retalho e as propriedades industriais, continuam a registar quebras anuais nas negociações em toda a Europa.

Como resultado, muitos investidores estão a adoptar uma abordagem cautelosa, concentrando-se em activos de alta qualidade em sectores com fortes fundamentos de procura.

Desta forma, embora existam razões para um otimismo cauteloso, o caminho para uma recuperação total permanece incerto e o desempenho do mercado imobiliário no Reino Unido vai depender de vários fatores nacionais e internacionais.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.