[weglot_switcher]

Índice ISEG: confiança volta a descer em janeiro

O indicador de confiança do instituto de economia e gestão da Universidade Lisboa volta a descer, desta vez quando comparado com o mês anterior, mas também em termos homólogos.
19 Fevereiro 2019, 16h37

O índice de confiança do ISEG apurado para janeiro de 2019 e relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo foi de 34,4 pontos, o que corresponde a um decréscimo do índice de confiança do painel na evolução da conjuntura face ao valor do índice apurado no mês de dezembro, que foi de 34,8. Em termos homólogos o índice decresceu 0,6%.

É o segundo mês consecutivo que o painel demonstra ter algumas preocupações com a economia. De facto, no mês anterior, o ISG dava nota de que o índice de confiança apurado para dezembro estacionou nos 34,8 pontos, o que correspondia a um ligeiro decréscimo face ao valor do índice apurado no mês de novembro, que foi de 35 pontos. Mas, em termos homólogos, o índice cresceu 1,2% em dezembro, verificando-se que para o mês de janeiro essa tendência inverteu-se.

O índice de confiança do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa sobre a evolução a curto prazo da economia portuguesa, cujo valor pode variar entre 0 (confiança mínima) e 100 (confiança máxima) é atribuído por um painel de 16 professores do ISEG com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes do ISEG.

O valor do índice é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respetivamente por cada um dos membros do painel. Como indicador de consenso é utilizado o coeficiente de variação dos valores individuais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.