[weglot_switcher]

Índice português entrou no ano a ganhar

As principais praças europeias entraram no novo ano a registar perdas, contudo o PSI contrariou a tendência e apresentou ganhos no final da semana.
mercados Lisboa bolsa traders
6 Janeiro 2025, 07h00

Os dois primeiros dias do ano foram positivos para a bolsa portuguesa, que fechou a semana com um ganho de 0,51% para 6.444,69 pontos, impulsionada pela Mota-Engil, que subiu 2,74%.

A família EDP também fechou a semana a registar ganhos, com a EDP Renováveis a ganhar 1,89% e a EDP a aumentar 1,07%.

Já do lado das perdas, a Altri perdeu 0,91% para 5,470 euros, seguida da Galp, que desceu 0,72% para 15,83 euros.

Apesar dos ganhos de Portugal, as restantes praças europeias terminaram a semana no ‘vermelho’, tendo o CAC40 perdido 1,51% para 7.282,22 pontos e o IBEX35 descido 0,21% para 11.652,34 pontos.

Segundo o analista de mercados do Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro, “no velho continente, o mau desempenho de empresas de bens de luxo, como Kering e LVMH, castigou o CAC. O setor automóvel sentiu pressão, depois de fabricantes como Volkswagen e Stellantis terem visto alguns dos seus modelos de veículos elétricos, que anteriormente receberam créditos fiscais dos EUA para veículos elétricos e híbridos plug-in, excluídos da na nova lista, sob regras mais rígidas”.

Esta segunda-feira, Portugal prepara-se para conhecer os dados sobre a taxa de desemprego em novembro, sendo que em outubro esta taxa estava nos 6,1%.

Do outro lado do Atlântico, Wall Street abriu a sessão de sexta-feira no ‘verde’, com o Nasdaq a valorizar 1,19%.

O dia de hoje vai ser marcado pelo discurso da Governadora da Fed, Lisa Cook, e pela apresentação dos dados sobre o PMI de serviços em dezembro, cujas previsões apontam para que fique nos 58,5.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.