[weglot_switcher]

Inflação na zona euro subiu para 2,9% em dezembro

A taxa de inflação apresentou uma subida tanto na zona Euro como na União Europeia em dezembro, no entanto face ao período homólogo de 2022 ambas registaram uma descida.
17 Janeiro 2024, 10h25

A taxa de inflação na zona Euro situou-se nos 2,9% em dezembro, o que representa uma subida face a novembro, onde a taxa se fixou nos 2,4%. Já na União Europeia (UE) a taxa também registou um aumento em comparação com o mês anterior, tendo ficado nos 3,4% em dezembro, segundo dados do Eurostat.

A Dinamarca foi o estado-membro que apresentou a taxa de inflação mais baixa, de 0,4%, seguida da Itália e da Bélgica, as duas com uma inflação de 0,5% em dezembro. Já as mais altas foram registadas na República Checa, com 7,6%, na Roménia, com 7% e na Eslováquia, com 6,6%.

Em Portugal a taxa de inflação diminuiu em dezembro face a novembro, de 2,2% para 1,9%. Em comparação com o período homólogo de 2022, a taxa de inflação registou uma queda de 7,9%, tendo no ano passado ficado nos 9,8%.

Segundo a Eurostat, o sector dos serviços foi quem mais contribuiu para o aumento da inflação em dezembro, seguido da comida, bebidas alcoólicas e tabaco, dos produtos não energéticos e da energia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.