[weglot_switcher]

INE: Inflação sobe ligeiramente em agosto mas permanece negativa

A estimativa rápida do INE revelou que a taxa de inflação em agosto se fixou nos -0,1%, o que representa uma subida ligeira face ao mês anterior. A subida dos preços na restauração e hotelaria sustentaram esta evolução.
30 Agosto 2019, 09h55

A taxa de inflação em Portugal permaneceu negativa nos -0,1% em agosto. Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) a inflação subiu ligeiramente face a julho, mês em que a inflação chegou aos -0,3%.

O INE revela que esta evolução se deve, em parte, à recuperação dos preços da classe dos restaurantes e hotéis, verificando-se, em sentido contrário, uma quebra de preços dos combustíveis mais significativa em agosto do que no mês anterior.

A estimativa rápida aponta que o indicador de inflação subjacente terá subido para 0,2%, tendo sido de -0,1% no mês anterior. A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -3,5%, sendo que em julho, esta taxa foi -2,8%.

A variação mensal do Índice Preço no Consumidor terá sido -0,1% (em julho, o valor apurado foi -1,3% e em agosto de 2018 tinha sido -0,3%), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,6%, taxa inferior em 0,1 ponto percentual (p.p.) ao registado no mês precedente.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,1% (-0,7% em julho).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.