[weglot_switcher]

INE: Inflação sobe para 3,7% em agosto com aumento do preço dos combustíveis

Estimativa rápida do INE aponta para uma subida de 0,6 pontos em agosto face ao mês anterior, “essencialmente explicada pelo aumento de preços registado nos combustível”.
31 Agosto 2023, 09h45

A taxa de inflação subiu 0,6 pontos em agosto face ao mês anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), cuja estimativa rápida dada a conhecer esta manhã aponta para 3,7%.

A variação é “essencialmente explicada pelo aumento de preços registado nos combustível”, refere o INE, acrescentando que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá tido uma variação de 4,5% em agosto.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 3,7% em agosto de 2023, taxa superior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, refere o gabinete de estatísticas na nota emitida esta quinta-feira.

No que diz respeito à variação do índice relativo aos produtos energéticos, o INE aponta para -6,5% (-14,9% no mês precedente). O índice referente aos produtos alimentares não transformados terá caído para 6,5%, depois de se ter fixado em 6,8% no mês passado, estima o INE.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.