[weglot_switcher]

Iniciativa Liberal propõe órgão independente para acompanhar gestão dos fundos europeus

João Cotrim de Figueiredo apontou também que com esta medida “poderemos evitar situações de compadrio/amiguismo que no passado destruíram oportunidades como esta”.
  • Mário Cruz/Lusa
15 Agosto 2020, 15h07

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, anunciou este sábado, através da rede social Twitter, que o partido propõe a criação de um órgão independente para acompanhar a gestão dos fundos comunitários que forem para o Banco de Fomento.

“A Iniciativa Liberal propõe um órgão independente para acompanhar a gestão dos  fundos europeus se a maioria for canalizada pelo novo Banco de Fomento (do Estado)”, escreveu, na sua publicação. João Cotrim de Figueiredo apontou também que com esta medida “poderemos evitar situações de compadrio/amiguismo que no passado destruíram oportunidades como esta”.

 

Em entrevista ao “Expresso“, a 12 de agosto o representante da Iniciativa Liberal apontou que “o acompanhamento mais eficaz será junto da própria instituição por um órgão de acompanhamento composto por pessoas independentes e conhecedoras da economia real que possam monitorizar em tempo real a escolha e a aplicação dos critérios de atribuição dos fundos”.

Para João Cotrim de Figueiredo, Portugal deverá aproveitar esta oportunidade para se desenvolver, de forma a que “este dinheiro, que todos iremos ter de repagar, mais tarde ou mais cedo, tenha um impacto real na economia e na vida das pessoas”. “É crucial que os projetos que venham a ser apoiados tenham um sólido racional económico”, enalteceu o líder da Iniciativa Liberal ao semanário do grupo Impresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.