[weglot_switcher]

Intel dispara 28% com entrada da Nvidia no capital da empresa

A Nvidia vai investir cinco mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) na Intel ficando com cerca de 4%. O acordo inclui também um plano para o desenvolvimento conjunto de chips para computadores e centros de dados. Recorde-se que o governo norte-americano já tinha adquirido uma posição de 10% na Intel.
18 Setembro 2025, 13h28

A Nvidia vai investir cinco mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) na aquisição de uma participação na Intel. Isto torna a empresa dirigida por Jensen Huang uma das maiores acionistas ficando com cerca de 4% da Intel, de acordo com a agência noticiosa Reuters.

A notícia está a levar as ações da Intel a disparar 28,5%, em pré-mercado. Já a Nvidia sobe 2,9%.

Recorde-se que o governo norte-americano também já investiu na Intel ao adquirir uma participação de 10%, através de uma verba de 8,9 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros).

O acordo entre a Nvidia e a Intel inclui também um plano para o desenvolvimento conjunto de chips para computadores e centros de dados, mas deixa de fora o contrato que a Intel possui com a Nvidia para o fabrico de chips, salienta a agência noticiosa.

Este mesmo acordo faz com que a Nvidia pague 23,28 dólares por ação da Intel, ficando abaixo dos 24,90 dólares do fecho da bolsa na quarta-feira, mas fica acima dos 20,47 dólares do valor pago pelo governo norte-americano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.