A Inteligência Artificial (IA) tem transformado a forma como as organizações gerem e desenvolvem o seu talento, uma tendência que deve continuar a acentuar-se. Segundo o estudo “Global Insights Whitepaper” da Experis, as tecnologias baseadas em IA vão desempenhar um papel cada vez mais central na gestão de talento.
O estudo aponta os cinco principais impactos que esta tecnologia pode ter na gestão de talento, num horizonte a 2030. O primeiro é na democratização da autoridade, ou seja, “à medida que a IA se torna mais integrada na tomada de decisão, as hierarquias tradicionais dentro das organizações podem ser significativamente reconfiguradas”.
“Esta realidade promete não só acelerar a eficiência, mas também promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo”, refere o estudo.
Um segundo impacto desta tecnologia é na análise objetiva do desempenho, uma vez que estas ferramentas já estão a ser utilizadas pelas empresas para monitorizar a produtividade. “Num futuro próximo, o uso da IA na gestão de desempenho irá aumentar, com desenvolvimentos ainda mais sofisticados ao nível da monitorização da produtividade, mediante dispositivos wearable e ferramentas avançadas de captura de dados que permitirão avaliações mais objetivas do desempenho dos colaboradores”.
O desenvolvimento personalizado de competências é outro dos principais impactos, “as tecnologias de IA permitirão às organizações analisar o desempenho e os dados de competências de milhares de fontes internas e externas, e, com base nessa análise, identificar com precisão as lacunas de competências existentes e definir estratégias personalizadas ao nível da formação e capacitação do talento, das iniciativas de contratação externa ou ainda de mobilidade interna”.
A tecnologia também vai ter um impacto na constituição rápida de equipas, sendo que o estudo prevê que, até 2030, os “líderes utilizem esta tecnologia para identificar e formar equipas especializadas em tempo real, mais adaptadas a projetos de curto prazo”.
Em último, a IA vai servir como um assistente autónomo, atuando “como consultor e companheiro de trabalho, apoiando os colaboradores na tomada de decisões e na execução de tarefas correntes”.
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