[weglot_switcher]

Inteligência Artificial já é utilizada por 17% das empresas em Portugal

Essa adoção da IA não só aumenta a competitividade e resiliência no mercado, mas também tem um impacto significativo no comércio online, que deverá atingir 153 mil milhões de euros este ano, revela estudo da Associação de Economia Digital em Portugal (ACEPI).
21 Outubro 2024, 16h21

A presença digital das empresas portuguesas continua a crescer rapidamente, impulsionada pela adoção de estratégias digitais e inovações, como a Inteligência Artificial (IA).

O mais recente estudo “Economia Digital em 2024”, divulgado pela Associação de Economia Digital em Portugal (ACEPI) em parceria com o .PT e a IDC, revela que 17% das empresas em Portugal já incorporaram práticas de IA, um número que é mais do dobro da média europeia.

Essa adoção da IA não só aumenta a competitividade e resiliência no mercado, mas também tem um impacto significativo no comércio online, que deverá atingir 153 mil milhões de euros este ano.

Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI, destaca a importância do investimento em competências digitais e a necessidade de reforçar os fundos nesta fase final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Revela que “em Portugal, 22% das verbas do PRR foram direcionadas para priorizar a transformação das empresas e a modernização da administração pública. O retorno desse investimento tem sido notório e, como se pode observar em muitos dos indicadores deste estudo, Portugal destaca-se como um exemplo para a União Europeia. No entanto, é necessário criar mais mecanismos para acelerar a transição digital a um maior número de empresas nacionais”, acrescenta Alexandre Nilo Fonseca.

O estudo mostra que 70% das pequenas e médias empresas já utilizam a internet com alguma intensidade digital, e 17% dessas empresas estão a usar IA para otimizar a eficiência e automatizar processos. A adoção de uma abordagem omnicanal tem sido uma resposta às novas tendências de consumo, à medida que os clientes valorizam cada vez mais as opções digitais.

A ACEPI também apontou que, apesar dos desafios, como a proteção de dados, o impacto da IA é positivo em áreas como educação, saúde e negócios. É defendido que não devem ser impostas barreiras à inovação, pois estas tecnologias são essenciais para tornar a economia mais resiliente num contexto global.

Em relação aos consumidores, o estudo revela que 85% dos portugueses utilizam a internet diariamente, principalmente através de smartphones, e que mais de metade (54%) prefere fazer compras online. O método de pagamento mais popular entre os consumidores online é a referência multibanco (50%), seguido pelo MB Way (42%).

Lisboa destaca-se nas compras online, com uma taxa de 62%, enquanto as regiões das ilhas e o norte ficam abaixo da média. As categorias mais compradas incluem roupa, calçado e acessórios. Com a digitalização a moldar o futuro do comércio e dos negócios, é cada vez mais evidente a necessidade de investir em uma economia digital que promova a competitividade e inovação em Portugal, sublinha a Associação de Economia Digital em Portugal (ACEPI) .

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.