[weglot_switcher]

Inteligência Artificial vai fazer gestão de chamadas do 112 (com áudio)

Trata-se de um investimento de 11,5 milhões de euros durante cinco anos. O ‘voicebot 112’ vai permitir filtrar as chamadas falsas e ajudar a equipa a gerir picos de sobrecarga nas comunicações.
20 Junho 2023, 08h02

A Inteligência Artificial vai auxiliar os centros operacionais do 112 durante os momentos de sobrecarga do serviço telefónico. A iniciativa será apresentada esta terça-feira pelo Ministério da Administração Interna na conferência MAI TECH mas esta ajuda só deve entrar em funcionamento a partir de janeiro de 2025.

De acordo com o “Jornal de Notícias”, o ‘voicebot 112’ é uma das inovações que decorre da modernização dos centros operacionais do 112. Entre 2023 e 2027, a modernização destes centros vai representar um investimento de 11,5 milhões de euros.

O diário revela que se trata de um assistente virtual que usa a Inteligência Artificial como meio de interação entre o utente e o serviço. Ao entrar ao serviço nos momentos de sobrecarga, o objetivo é aliviar “a pressão sobre os centros operacionais do serviço 112”.

Este assistente tecnológico vai fazer a triagem das chamadas e reencaminhá-las para os respetivos serviços (bombeiros, polícia, INEM). Outra objetivo desta tecnologia é ultrapassar constrangimentos que o serviço tem vindo a sentir, como as chamadas falsas, visando ainda reduzir o tempo de espera durante os poiso e reduzir a percentagem de chamadas abandonadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.