O CEO da Tesla e da Space-X acredita que a Inteligência Artificial (IA) vai ultrapassar a inteligência humana até ao final do próximo ano. Elon Musk está convicto no aumento exponencial das capacidades dos novos modelos de linguagem, desde que o fornecimento de eletricidade e de equipamentos de hardware satisfaça as exigências da tecnologia.
“O meu palpite é que teremos uma IA mais inteligente do que qualquer ser humano, provavelmente, no final do próximo ano”, afirmou esta segunda-feira à noite, em entrevista em podcast com o diretor executivo do Norges Bank Investment Management, Nicolai Tangen.
“A IA é a tecnologia de avanço mais rápido que alguma vez já vi. E eu já vi muita tecnologia. O hardware e os computadores de IA que estão a surgir online estão a aumentar a um fator de dez a cada ano se não a cada seis-nove meses”, argumentou o especialista em tecnologia de vanguarda.
A teoria da “curva” de que Elon Musk falava está expressa num gráfico republicado por si na rede social X (antigo Twitter)
No ano passado, Elon Musk previu que a IA geral – da sigla anglo-saxónica AGI (Artificial General Intelligence) – “completa” fosse alcançada até 2029. Ou seja, que antes de 2029 estes sistemas informáticos conseguissem compreender ou aprender qualquer tarefa dos seres humanos.
Importa lembrar que algumas das previsões mais ousadas do bilionário sul-africano-canadiano e norte-americano ainda não se concretizaram, como o lançamento de carros da Tesla autónomos, a aterragem de um foguetão no planeta Marte ou o modelo de transporte de carga e passageiros Hyperloop, que está a ser desenvolvido por sete empresas nos Estados Unidos e na Europa.
Elon Musk: “Nenhum emprego será necessário” no futuro com IA
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com