[weglot_switcher]

InvestBraga lança o site Vitral: uma janela escancarada para o mundo

O primeiro evento da Rota do Crescimento, um novo projeto do Jornal Económico, ‘estacionou’ em Braga. E é dali que a InvestBraga, a sétima melhor incubadora da Europa, lança um site que é a radiografia da região. Destinada a todos, mas especialmente aos investidores.
12 Fevereiro 2025, 15h39

Braga recebe o primeiro evento da Rota do Crescimento, um novo projeto do Jornal Económico, que irá reunir decisores políticos, associações e empresários, para discutir os apoios às pequenas e médias empresas, neste percurso que une várias cidades do país. É um projeto que serve para criar sinergias entre os vários players económicos e que conta com o apoio da Sabseg, Crédito Agrícola, Yunit e InvestBraga.

Neste evento inaugural, que emanou da cidade de Braga, avultou a participação de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga e Rosário Rocha, da LTP Labs, que se juntaram para um dos painéis mais esperados da tarde.

A InvestBraga, considerada a sétima mais importante incubadora da Europa, “decidiu desde a primeira hora apoiar a iniciativa”, referiu a abrir Carlos Silva. E apresentou uma nova plataforma que disponibiliza online indicadores sobre a cidade e a região – chamada Vitral. “A invesBraga deixará informação com 200 investidores em 60 páginas diferentes”, que darão não apenas uma visão ‘em tempo real’ do que vale a região, como disponibilizará o histórico e os comprativos com outras regiões. “Braga soa a futuro”, recordou Carlos Silva. A InvestBraga quer desta forma “projetar o futuro de uma forma sustentável, referiu o seu responsável executivo.

Coube a Rosário Rocha apresentar o Vitral de forma mais fina. “O Vitral surge como uma plataforma para suportar a decisão”, o que a vai transformar num instrumento fundamental para alavancar os investimentos e enformar (e informar) a envolvente – para que desta forma seja eficaz, disse

Cuidar (saúde), Viver (população, habitação), Visitar (turismo), Investir (setor económico) e Capacitar (educação e emprego), são as cinco categorias que estão á disposição de todos os interessados. Para Rosário Rocha, a ‘navegação’ ao longo das dezenas de páginas do Vitral é altamente intuitiva – para além de cumprir a função de agregar num único espaço (online) toda a informação relevante sobre a região. “É informação que já existia antes, mas que estava dispersa” – e era, por isso, pouco eficaz, adiantou a responsável do LTP Labs.

A informação que consta do Vitral permite uma visão abrangente, nomeadamente apara os empresários que queiram instalar-se na região ou que pretendam desenvolver uma presença já firmada. A ferramenta – muito completa, na ótica de Rosário Rocha – permite também observar ‘as redondezas’. Um exemplo: uma parte dos indicadores compara Braga com a cidade espanhola de Vigo. Mesmo assim, hé evidentemente uma sub-categoria dedicada exclusivamente a Braga. Aliás, adiantou Rosário Rocha, vale a pena aos interessados ‘navegarem’ pelas sub-categorias – que não deixarão de surpreender por serem tão completas e diversificadas.

“O Vitral é uma plataforma que aumenta a consciencialização de todos”, nomeadamente para aqueles que querem investir, viver ou usufruir da cidade de Braga.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.