O ministro das Finanças assumiu que o Governo vai apostar no “investimento modernizado da nossa economia” durante os próximos anos”, de forma a “aumentar o potencial da economia portuguesa”.
Nas palavras de Fernando Medina, o investimento servirá para aumentar a aposta na digitalização, na melhoria da produtividade e na qualidade dos serviços públicos. Só no ano passado, o investimento público ascendeu a 5,9 mil milhões de euros, um valor que será ultrapassado nos próximos anos, caso se cumpra o plano governamental previsto e apresentado esta segunda-feira pelo ministro.
Em 2022, o investimento nacional ascendeu a 4,2 mil milhões, enquanto os fundos europeus juntaram 1,6 mil milhões de euros ao valor final. Existe uma “trajetória crescente em relação ao investimento público e o crescimento do investimento total, nacional e comunitário”.
Para 2023, o Governo planeia um investimento de 4,9 mil milhões, enquanto os fundos comunitários deverão ajudar em 3,4 mil milhões para atingir os 8,3 mil milhões de euros de investimento total. Ora, nas perspetivas governamentais, o investimento irá aumentar ano após ano, até chegar aos 6,9 mil milhões de euros em 2027.
No entanto, Fernando Medina deixou um alerta de que “por vezes se ouve a crítica injusta de que o Estado não investe a sua parte e tem uma política de subinvestimento”. “Pelo contrário, estamos a investir e aumentámos o investimento público e total, mas estamos a aumentá-lo na sua dupla componente, em conjunto com os fundos comunitários, sendo que o PRR é significativo”.
No entanto, Medina destaca, no fim de tudo, a “tendência crescente do investimento público no horizonte de proteção” até 2027.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com