O gigante do comércio eletrónico Amazon, abriu o primeiro Amazon Go, um supermercado sem linhas de caixas de pagamento.
A nova superfície comercial da Amazon localiza-se em Seattle, estado de Washington, Estados Unidos, na mesma rua da sede da multinacional e estava já em funcionamento desde de dezembro de 2016 apenas para os funcionários e só para testar o conceito.
O espaço, que faz parte de um plano de expansão da empresa no setor da distribuição, deveria ter aberto ao público em 2017, mas sucessivos problemas técnicos fizeram adiar a estreia do Amazon Gopara 2018.
Utilizando uma tecnologia semelhante à implementada nos carros autónomos, com visão computacional e sensores – a Amazon apelidou-a de “Just Walk Out” -, excluindo o reconhecimento facial, o novo espaço só pode ser utilizado por quem for cliente registado da Amazon na aplicação Amazon Go, que é a única forma de obter a chave de entrada na loja.
Ao entrar na loja, que ocupa um espaço com menos de 170 metros quadrados e dispõe de comidas preparadas para o pequeno-almoço, almoço e jantar, o cliente verifica o seu estado pelo telefone, sendo representado como um objeto 3D no sistema.
No fim de realizar as compras, o cliente não tem que passar pelas tradicionais caixas de pagamento, porque ao sair da loja é imediatamente notificado com uma fatura de pagamento. Tal só é possível porque todos os produtos estão marcados com sensores que “comunicam” com os sensores instalados nas portas do supermercado.
Foram precisamente os problemas técnicos com a tecnologia que cobra automaticamente os clientes quando saem da loja, que obrigou a empresa a adiar a abertura, segundo o “El Economista”.
As câmaras, sensores e algoritmos que acompanham a movimentação dos clientes e rastreiam os produtos falhavam quando estavam muitas pessoas no mesmo espaço ou quando os clientes se moviam rapidamente.
Dilip Kumar, vice-presidente do departamento responsável pelo Amazon Go, afirmou ao “The Wall Street Journal” que esta inovação é uma “experiência no que respeita ao amplo esforço da empresa para reinventar como os consumidores fazem as compras”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com