Isabel Vaz e Bárbara Simões vencem Prémio Maria de Lourdes Pintassilgo

Uma engenheira química com provas dadas na gestão de topo e uma jovem mestre em Matemática e Aplicações vencem a segunda edição do prémio do Técnico, que homenageia a única mulher a chefiar um governo em Portugal.

O júri, presidido por Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, e constituído pelos professores Luís Oliveira e Silva, Raquel Aires de Barros, Dora Rego, Helena Geirinhas Ramos, Ana Paiva, Ana Póvoa, Isabel Sá Correia, João Ramôa Ribeiro, Maria da Graça Carvalho e José Nuno Canongia Lopes, foi unânime na escolha das vencedoras do prémio Maria de Lourdes Pintassilgo 2017: Isabel Aníbal Vaz e Bárbara Fernandes Simões.

Isabel Aníbal Vaz vence na categoria “Role Model” “pelo seu percurso profissional e social, desde a sua graduação em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico até à sua atual posição de presidente da comissão executiva do grupo Luz Saúde”. O júri destaca ainda a forma como, “com o seu exemplo, tem demonstrado a diversidade das competências proporcionadas na sua formação no Técnico”.

Na categoria “young alumni” do concurso a vencedora foi Bárbara Fernandes Simões. O júri reconhece-lhe o “exemplar percurso académico, do envolvimento em atividades inseridas na comunidade do IST, e da sua notável progressão académica que culminou na sua tese de mestrado em Matemática e Aplicações onde desenvolveu um modelo com opções de switching e de abandono, no contexto da indústria petrolífera, com uma nota final de 19 valores.”

Com este prémio, o Instituto Superior Técnico homenageia a Engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo, única mulher a desempenhar o cargo de primeiro-ministro em Portugal, e promove o seu exemplo como “engenheira, aluna e líder nacional com um papel determinante e impacto na sociedade portuguesa”.

A primeira edição do prémio foi atribuída a Maria da Graça Carvalho, investigadora, a desempenhar atualmente funções na Comissão Europeia e antiga ministra da Ciência e Tecnologia, e Inês Godet, jovem investigadora na área do cancro da mama na Johns Hopkins University.

Recomendadas

Isabel Capeloa Gil lidera Universidade Católica por mais quatro anos

A cerimónia de investidura da reitora e da equipa reitoral realiza-se esta sexta-feira à tarde, 23 de outubro, na Palma de Cima em Lisboa.

Portugal pretende duplicar verbas do Horizonte Europa 2021-2027 para dar apoio à investigação e inovação

Para que Portugal consiga arrecadar dois mil milhões de euros do Horizonte 2021-2027 terá que apostar no desenvolvimento, inovação e investigação de projetos viáveis, sustentáveis e úteis à sociedade. “Este é o grande desafio da próxima década. Portugal está preparado para o fazer”, acrescentou o presidente do Instituto Superior Técnico.

Arranca esta quinta-feira a última fase do concurso ao ensino superior. Consulte no JE as 2.939 vagas existentes

As entradas no ensino superior baterem este ano recordes. No final do processo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estima que o número total de ingressados em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja os 95 mil novos estudantes.
Comentários