Isabel Vaz e Bárbara Simões vencem Prémio Maria de Lourdes Pintassilgo

Uma engenheira química com provas dadas na gestão de topo e uma jovem mestre em Matemática e Aplicações vencem a segunda edição do prémio do Técnico, que homenageia a única mulher a chefiar um governo em Portugal.

O júri, presidido por Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, e constituído pelos professores Luís Oliveira e Silva, Raquel Aires de Barros, Dora Rego, Helena Geirinhas Ramos, Ana Paiva, Ana Póvoa, Isabel Sá Correia, João Ramôa Ribeiro, Maria da Graça Carvalho e José Nuno Canongia Lopes, foi unânime na escolha das vencedoras do prémio Maria de Lourdes Pintassilgo 2017: Isabel Aníbal Vaz e Bárbara Fernandes Simões.

Isabel Aníbal Vaz vence na categoria “Role Model” “pelo seu percurso profissional e social, desde a sua graduação em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico até à sua atual posição de presidente da comissão executiva do grupo Luz Saúde”. O júri destaca ainda a forma como, “com o seu exemplo, tem demonstrado a diversidade das competências proporcionadas na sua formação no Técnico”.

Na categoria “young alumni” do concurso a vencedora foi Bárbara Fernandes Simões. O júri reconhece-lhe o “exemplar percurso académico, do envolvimento em atividades inseridas na comunidade do IST, e da sua notável progressão académica que culminou na sua tese de mestrado em Matemática e Aplicações onde desenvolveu um modelo com opções de switching e de abandono, no contexto da indústria petrolífera, com uma nota final de 19 valores.”

Com este prémio, o Instituto Superior Técnico homenageia a Engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo, única mulher a desempenhar o cargo de primeiro-ministro em Portugal, e promove o seu exemplo como “engenheira, aluna e líder nacional com um papel determinante e impacto na sociedade portuguesa”.

A primeira edição do prémio foi atribuída a Maria da Graça Carvalho, investigadora, a desempenhar atualmente funções na Comissão Europeia e antiga ministra da Ciência e Tecnologia, e Inês Godet, jovem investigadora na área do cancro da mama na Johns Hopkins University.

Recomendadas

Exames nacionais. 77 mil alunos fazem prova de Português esta terça-feira

A primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário arrancou esta segunda-feira com a disciplina de Filosofia e termina a 27 de junho, envolvendo um total de 260 mil alunos. Amanhã será o dia que mobilizará mais estudantes às salas de prova.

Portugal tem a terceira menor taxa de vagas de emprego na zona euro

Taxa de vagas de emprego na zona euro fixou-se nos 2,3% nos primeiros três meses do ano, mantendo-se estável face ao trimestre anterior, segundo dados do Eurostat.

UCoimbra estreita relações seculares com China

A inauguração da Academia Sino-Lusófona culmina um ano fausto nas relações com a China.
Comentários