Um acordo de cessar-fogo, iminente há já vários dias parece ter sido finalmente conseguido, com base nas negociações mantidas no Qatar. As notícias, mesmo assim, continuam desencontradas conforme as fontes contactadas – o Hamas diz que está de acordo com o prescrito no texto conseguido no Qatar, mas o governo israelita diz que ainda não recebeu nada que formalmente possa ser contemplado. De qualquer modo, a notícia do acordo está a ser difundida por todos os meios de comunicação.
Resta agora saber-se quais são os trâmites do acordo, nomeadamente como será feita a sua passagem ao terreno. Segundo a agência Reuters, uma fonte contactada adianta que o acordo terá ainda de ser votado pelo governo israelita esta quinta-feira. Convém não esquecer que os extremistas políticos e os ortodoxos religiosos que fazem parte do governo rejeitam qualquer acordo, seja ele qual for, desde que do outro lado esteja o grupo do Hamas.
Ou seja, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu terá muito trabalho pela frente se se confirma que o governo vai votar o acordo. Até porque, se os radicais no governo forem confrontados com uma votação e souberem que a vão perder, podem demitir-se de imediato – tentado assim bloquear todo o processo. Resta saber se o conseguirão.
Entretanto, várias fontes avançavam que Israel e o Hamas chegaram a um acordo de libertação de um primeiro grupo de reféns, talvez três dezenas, já no próximo domingo, disseram várias fontes norte-americanas e uma fonte árabe ao jornal ‘The Times of Israel’. Um anúncio formal mais consistente é esperado nas próximas horas – por via de uma conferência de imprensa que estaria para ter lugar no Qatar, país árabe onde se têm concentrado os encontros entra as partes interessadas.
O acordo, ainda não anunciado formalmente, descreve uma fase inicial de cessar-fogo de seis semanas e inclui a retirada gradual das forças israelenses de Gaza e a libertação de reféns mantidos pelo Hamas em troca de detidos palestinos mantidos por Israel.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com