[weglot_switcher]

Javier Milei viaja para Davos com dívida de 16 mil milhões de euros

O presidente da Argentina vai marcar presença no Fórum Económico Mundial, tendo já chegado a um acordo para receber 4,7 milhões de euros para fazer face aos próximos vencimentos da dívida do país.
15 Janeiro 2024, 10h49

O presidente da Argentina, Javier Milei, viaja esta segunda-feira para Davos na Suíça, para participar do Fórum Económico Mundial e leva na bagagem uma dívida de 16 mil milhões de euros, segundo conta o jornal espanhol “El Economista”.

Javier Milei deverá reunir-se com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristina Georgieva, em Davos, depois de ter chegado a um acordo para receber 4,7 mil milhões de euros para poder fazer face aos próximos vencimentos da dívida do país.

Neste acordo, a Argentina prevê que não irá procurar receber nenhuma forma de financiamento líquido no mercado, apontando para uma melhoria do perfil de vencimento da dívida interna. Para o FMI e a Argentina, o restabelecimento das relações com os mercados de capitais internacionais também será uma prioridade absoluta.

Para o FMI, a Argentina já está a implementar um ambicioso plano de estabilização, baseado numa forte consolidação fiscal inicial, juntamente com medidas para reconstituir reservas, fortalecer o balanço do Banco Central e criar uma economia de mercado baseada em claros e regras previsíveis.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.