[weglot_switcher]

JE Advisory distingue personalidades da consultoria, serviços jurídicos e banca de investimento

Este processo de escolha foi efetuado pelos responsáveis do projeto JE Advisory e baseou-se em três critérios: percurso profissional de excelência, contributo destas personalidades para o seu sector e as opiniões consultadas no meio. Leia os testemunhos e veja as entrevistas dos três galardoados.
16 Julho 2024, 13h37

No âmbito da Advisory Summit 2024, que se realizou esta terça-feira, o JE Advisory distinguiu três personalidades em diferentes áreas: João Alves, antigo country manager da EY Portugal, na área de consultoria; João Vieira de Almeida, senior partner da Vieira de Almeida, no segmento de serviços jurídicos e Francisco Cary, administrador-executivo da Caixa Geral de Depósitos, na área de banca de investimento.

Este processo de escolha foi efetuado pelos responsáveis do projeto JE Advisory e baseou-se em três critérios: percurso profissional de excelência, contributo destas personalidades para o seu sector e as opiniões consultadas no meio.

João Alves: “Se voltasse atrás faria tudo igual”

João Alves, ex-country manager da EY Portugal, começou por fazer um “agradecimento especial ao JE por esta homenagem”. “Agradeço o reconhecimento pelo posicionamento que a EY ocupa no mercado. Trinta e nove anos é uma vida mas faria tudo igual se voltasse atrás. Estive 14 anos como managing partner. Nota de agradecimento para a minha equipa, profissionais excelentes. A EY está em muito boas mãos”, garantiu.

Este responsável tem uma carreira distinta como consultor, tendo passado 39 anos na EY, firma onde desempenhou funções de responsabilidade na Europa e em África, trabalhando com multinacionais de vários sectores. Foi líder da EY em Portugal, Angola e Moçambique, período durante o qual a firma passou de 320 para mais de dois mil profissionais.

João Vieira de Almeida: “Continuo a ter saudades do futuro”

João Vieira de Almeida, senior partner da Vieira de Almeida, confessa que “um prémio de lifetime abanou-me um bocadinho. Continuo a ter mais saudades do futuro do que do passado, espero continuar a colaborar com o sector e com a firma”.

Este responsável foi managing partner do escritório de 1996 a 2022, destacando-se pelo seu estilo de liderança muito voltado para a inovação e para a construção de uma sociedade “one firm”, onde todos os membros da equipa têm oportunidade de mostrar o que valem. João Vieira de Almeida foi responsável pelo fortíssimo crescimento da Vieira de Almeida nas últimas décadas, crescimento esse que foi amplamente reconhecido por prémios internacionais entregues por publicações como a revista The Lawyer ou o Financial Times.

Francisco Cary: “É um orgulho ser distinguido”

Por fim, Francisco Cary, administrador-executivo da Caixa Geral de Depósitos, considerou ser “um orgulho ser distinguido. Aceitar este reconhecimento tem uma carga simbólica já que ainda estou em funções. Faz sentido manter um banco de investimento independente e autónomo. As perspetivas são otimistas apesar de ter que manter um pendor conservador. É importante o investimento em tecnologia mas também a aposta em mais talento”.

Este responsável tem uma longa e ilustre carreira na banca de investimento em Portugal, tendo desempenhado funções de elevada responsabilidade no antigo BES Investimento, no Novobanco e, desde 2017, na Caixa Geral de Depósitos, onde hoje é um dos homens fortes da equipa liderada por Paulo Macedo, como administrador executivo do banco e também como chairman do Caixa Banco de Investimento.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.