[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 17 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
Cristina Bernardo
17 Maio 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Frederico Pinheiro disse hoje que foi “ameaçado pelo SIS e injuriado e difamado pelo primeiro-ministro e ministro das Infraestruturas”. O ex-adjunto disse também que foi alvo de uma “campanha montada pela poderosa máquina de comunicaçãoo do Governo que criou uma narrativa falsa”.

“Desempenhei funções de adjunto em três governos de António Costa durante seis anos. Do primeiro ao último minuto cumpri sempre as minhas funções de forma empenhada e leal. cooperei dezenas de vezes com gabinete do primeiro-ministro. Nunca soneguei ou omiti informação para a decisão política. Tenho muito orgulho do trabalho que desenvolvi em equipa”, apontando o seu envolvimento, por exemplo, no plano de reestruturação da TAP junto da Comissão Europeia.
 

 
O FC Porto confirmou hoje que está a ser alvo de buscas da Autoridade Tributária (AT). Os ‘dragões’, que confirmaram as buscas através de uma nota no seu site oficial, asseguram que estão prontos para “disponibilizar todos os elementos” que lhes sejam solicitados.

Também SL Benfica e Sporting CP foram hoje alvo de buscas da Autoridade Tributária (AT), confirmaram à agência Lusa fontes oficiais dos dois clubes lisboetas.
 

 
A Autoridade Tributária juntamente com a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar buscas na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, na casa do filho de Pinto da Costa, Alexandre Pinto da Costa, bem como na Torre das Antas, avança a “CMTV”.

De acordo com a estação televisiva as buscas estendem-se também a sul, nomeadamente aos estádios da Luz e Alvalade.
 

 
As próximas eleições europeias vão realizar-se entre 06 e 09 de junho de 2024, foi hoje decidido na reunião dos embaixadores dos Estados-membros junto da União Europeia (UE), após falta de consenso pela oposição de Portugal à data predefinida.

“Esta era a data predefinida e, por falta de consenso entre os Estados-membros da UE por uma alternativa, será a data que se aplicará”, disseram fontes europeias à agência Lusa no final da reunião dos representantes permanentes dos países europeus, em Bruxelas.
 

 
Nicolas Sarkozy terá mesmo de cumprir três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência. A decisão foi conhecida na manhã desta quarta-feira depois da confirmação inicial por parte de um tribunal de recurso de Paris, revelam os jornais franceses.

Sabe-se que o ex-presidente francês terá de cumprir um ano de prisão efetiva, ainda que esta seja domiciliária com pulseira eletrónica. Sarkozy fica com os direitos cívicos suspensos durante a totalidade da pena, estando impedido de ser eleito para qualquer cargo político neste período.
 

 
O UBS foi apressado pelas autoridades a comprar o rival Credit Suisse e a entrar num negócio que não queria, perante uma crise bancária que levou ao colapso do rival e as autoridades a intervir rapidamente na instituição financeira, adianta a “Reuters” esta quarta-feira.

De acordo com um comunicado enviado ao regulador de mercados norte-americano, a U.S. Securities and Exchange Commission, o UBS refere que teve menos de quatro dias para realizar as diligências necessárias, dadas as “circunstâncias de emergência”.
 

 
As famílias portuguesas conseguiram amortizar 70% mais no crédito à habitação em relação ao primeiro trimestre do ano passado, tendo conseguido pagar antecipadamente 2,6 mil milhões de euros aos bancos, revela o “Diário de Notícias”.

O Banco de Portugal nota que este é um desenvolvimento normal face às condições atuais, em que o custo dos empréstimos tem aumentado e sido potencial pelo diferencial significativo face às taxas de remuneração de depósitos, que também têm aumentado ainda que de forma gradual.
 

 
A americana Acrisure anunciou esta quarta-feira que assinou um acordo para comprar em Portugal a corretora de seguros Universalis. A operação está a ser analisada pelo regulador, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), e ficará concluída após a sua aprovação.

“A Universalis tem um historial de crescimento impressionante e consolidou a sua posição de forte relevo no mercado português”, diz Greg Williams, cofundador, presidente e CEO da Acrisure, num comunicado.
 

 
A taxa de reciclagem em Portugal continental estagnou em 2021, igualando a taxa do ano pré-pandémico. De acordo com os dados recolhidos pela Associação Zero, a taxa de reciclagem de resíduos urbanos fixou-se em 21%, sendo 14% de reciclagem multimaterial (plástico, papel e vidro) e 7% com origem na reciclagem de biorresíduos (compostagem).

Sendo esta taxa equivalente à registada em 2019, a Zero nota que “não houve qualquer progressão neste sector e o país não vai, seguramente, atingir a meta de 55% de reciclagem estabelecida para 2025”.
 

 
O ex-secretário de Estado Adjunto do Tesouro e Finanças, Mourinho Félix, considerou hoje que o fecho do processo de privatização da TAP pelo Governo de Passos Coelho foi uma decisão “precipitada” e limitou a margem de negociação do Governo seguinte.

“O fecho da operação na noite de 12 de novembro limitou a margem de negociação do governo seguinte para reconfigurar os termos dessa operação”, afirmou Mourinho Félix que esteve hoje a ser ouvido na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação na sequência de um requerimento do PSD para esclarecimentos sobre a situação da TAP no período 2015-2023.
 

 
O resultado operacional EBITDA atingiu os 12,8 milhões de euros em 2022.

“Os resultados superaram o orçamento e ficaram acima das expetativas negativas decorrentes da guerra da Ucrânia, evolução negativa da taxa de inflação, aumento do custo de energia e das taxas de juro e clima generalizado de incerteza”, refere a RTP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.