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A quintessência das conservas existe e leva a chancela da centenária Pinhais&Cia

A Pinhais&Cia tem motivos para celebrar. Desde os lugares cimeiros no “World’s 101 Best Canned Fish” de 2024 ao lançamento de um garfo icónico para uma marca de culto, a Nuri, cujas iguarias pode saborear com contenção ou simplesmente devorar.
28 Janeiro 2025, 07h00

Já não é segredo. A casa da Nuri e a Pinhais&Cia, centenária conserveira de Matosinhos, foi novamente premiada no “World’s 101 Best Canned Fish”, principal ranking das conservas de peixe da mais alta qualidade, que avalia as melhores conservas de peixe e marisco dos principais produtores em países como Portugal, Espanha, França, Itália e Dinamarca.

As conservas Pinhais e Nuri já são presença assídua no ranking, sendo que na classificação de 2024 foram eleitas para o Top 10 em duas categorias. A saber, na categoria Sardinhas, a Edição Especial NURI Reserva 2020 integra o topo deste ranking mundial, a passo que na categoria Cavalas surgem as conservas de Filetes de Cavala NURI e de Cavala NURI, no segundo e sexto lugar, respetivamente. Ainda nesta última categoria, as conservas de Filetes de Cavala Picante Pinhais alcançam a décima posição.

As provas e avaliações foram efetuadas por um júri composto por donos e críticos de restaurantes, chefs premiados pelo Guia Michelin e foodies de vários países. A Pinhais&Cia passa a integrar esta seleta lista mundial de iguarias com quatro produtos, distinção que atesta a qualidade do trabalho desenvolvido por esta conserveira, que exporta atualmente para todo o mundo 90 por cento da sua produção.

“Atualmente, exportamos para mais de 40 países diretamente e através da nossa rede de parceiros, com uma forte presença nos mercados europeus, norte-americano e australiano. Para 2025, o nosso maior foco será reforçar a nossa presença nos Estados Unidos, um mercado que identificamos como tendo um grande potencial de crescimento”, diz Nuno Rocha, Diretor Comercial das Conservas Pinhais, ao Jornal Económico (JE).

Todos os ingredientes são selecionados à mão e o método tradicional tem sido  mantido de geração em geração, desde que foi fundada, em 1920. A sua longevidade não assenta, porém, na reprodução de uma fórmula. A inovação, o querer chegar mais além e a aposta no design também são fatores que entram nesta equação. Para isso, a estratégia a médio-longo prazo é uma ferramenta essencial. Nuno Rocha detalha ao JE que “a estratégia da Conservas Pinhais&Cia é focada no crescimento contínuo e no fortalecimento da nossa presença internacional, ao mesmo tempo em que mantemos e valorizamos o método tradicional centenário na manufatura de conservas de alta qualidade que tem sido o diferencial das nossas marcas desde 1920”.

Um garfo com design arrojado para durar gerações

A mais recente iniciativa da Pinhais&Cia surgiu em dezembro, com o lançamento do novo Garfo de Sardinha Nuri, “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”.

Nuno Rocha destaca o facto de o mercado das conservas estar “a passar por um ‘revival’” e de as marcas Pinhais e Nuri se destacarem “mundialmente pela sua excelência”. “Estamos confiantes de que, através da nossa estratégia aliada à qualidade artesanal, continuaremos a reforçar a consolidação da nossa posição como uma das marcas de referência no setor diferenciador das conservas premium, sempre com um olhar atento às necessidades dos consumidores e às tendências do mercado global”, sublinha o responsável.

Na génese do design do Garfo de Sardinha Nuri está a vontade de homenagear a cidade portuária de Matosinhos. Qual tridente de Neptuno estilizado e decorado com os símbolos característicos da Nuri – uma sardinha e um piripíri –, esta criação do designer Felix Muhrhofer, resulta de uma parceria com a portuguesa Herdmar, um dos maiores produtores de cutelaria de mesa do mundo e também ela empresa centenária.

“O design do Garfo de Sardinhas Nuri consegue um equilíbrio perfeito, porque é refinado o suficiente para respeitar a textura delicada das sardinhas, mas robusto para um uso diário”, refere Jakob Glatz, proprietário da Pinhais, para quem este objeto é muito mais do que um mero talher. Porquê? Porque “em cada lata Nuri é possível saborear o mar, o trabalho árduo colocado na sua criação e o amor de quem o desenvolveu”. É, no fundo, uma homenagem às gerações que mantêm viva a arte das conservas artesanais.

O garfo de sardinha não é uma questão de marketing, é um objeto cuja história remonta à ascensão da indústria conserveira no século XIX e que entra pelo século XX, quando a popularidade do peixe enlatado pedia um utensílio especial. Isto é, um garfo que pudesse retirar as frágeis sardinhas das latas sem as partir ou derramar o azeite. Com a necessidade veio o engenho, neste caso, a componente decorativa. Assim, não admira que tenham surgido garfos com as mais diversas ornamentações, aliando funcionalidade e estética.

A edição especial do garfo pela Pinhais&Cia “foi extremamente bem recebida no mercado, superando as nossas expectativas, o que levou a que se esgotasse rapidamente”, explica Nuno Rocha. “Dada a grande procura e a aceitação, estamos a planear relançá-lo e, inclusive, a explorar a possibilidade de edições limitadas especiais, pensadas especialmente para os ‘Nuri Lovers'”.

História com sabor e embrulhada à mão

Símbolo da indústria conserveira de Matosinhos, a empresa é a casa da Nuri, uma marca que se posiciona para o mercado de exportação como uma marca de culto, que mantém a tradição do fundador da empresa e o fazer à mão, um saber-fazer aperfeiçoado ao longo de gerações. Um detalhe nada despiciendo, uma vez que são necessários 37 passos para produzir uma lata Nuri e que poderá testemunhar numa visita ao “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo pioneiro, que visa preservar o legado da indústria conserveira para as gerações futuras.

Nuno Rocha sublinha que a empresa está fortemente focada no “desenvolvimento e promoção do nosso Museu-Vivo em Matosinhos, um espaço que permite aos nossos visitantes conhecerem de perto o processo de produção e a história de uma marca tão enraizada na cultura e na tradição portuguesas”.

Nascido em 2021, um ano depois do seu edifício centenário ter sido classificado de Interesse Municipal, o “Conservas Pinhais Factory Tour” promove visitas guiadas por mediadores culturais para dar a conhecer as raízes da Pinhais e o processo de preparação das suas conservas. Como refere Nuno Rocha, “acreditamos que esta experiência enriquece o entendimento dos nossos consumidores e contribuirá cada vez mais para a preservação e divulgação da nossa identidade.

E para que não falte inspiração, pois saborear um produto Nuri não é apenas abrir uma lata, encontra no site da marca receitas para o dia a dia e para momentos especiais. A premissa é muito simples: a criatividade não tem limites.

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