[weglot_switcher]

João Leão diz que já vê a “luz ao fundo do túnel” mas apoios à economia são para manter até ao fim do verão (com áudio)

“O Governo está preparado para continuar a apoiar as empresas e as famílias enquanto a pandemia durar”, garantiu hoje o ministro das Finanças.
  • João Leão Discussão Oe 2021
    Tiago Petinga/Lusa
26 Março 2021, 13h16

O ministro das Finanças disse hoje que está mais otimista sobre o desempenho da economia portuguesa para este ano, mas garantiu que o Governo não vai retirar os apoios à economia até ao final do verão.

“Já vemos a luz ao fundo do túnel, o Governo e a Comissão Europeia esperam uma forte recuperação no segundo semestre. Mas não podemos correr riscos no apoio à economia, por isso decidimos ainda este mês estender os apoios às empresas até ao final do verão”, disse João Leão esta sexta-feira, 26 de março.

“O Governo está preparado para continuar a apoiar as empresas e as famílias enquanto a pandemia durar. Estes resultados do mercado de trabalho e das finanças públicas mostram não só a eficácia das políticas seguidas e que podemos olhar para o futuro com mais confiança”, afirmou o governante em conferência de imprensa no ministério das Finanças.

Segundo os dados hoje divulgados pelo INE, Portugal atingiu um défice orçamental de 5,7% em 2020 (depois de ter registado o primeiro excedente orçamental em democracia em 2019), e a dívida pública subiu de 116,8% para 133,6% do PIB em 2020.

A marca de 5,7% de défice orçamental foi menos negativa do que o estimado no Orçamento do Estado para 2021 (défice de 7,3% este ano), ficando mais próximo do previsto pelo Governo no Orçamento Suplementar apresentado em junho de 2020 (défice de 6,3%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.