[weglot_switcher]

Joaquim Miranda Sarmento: “Nos próximos quatro anos é preciso trazer outra Autoeuropa”

Coordenador do programa económico do PSD obteve a concordância do parceiro de debate, o ex-deputado Paulo Trigo Pereira. E admitiu que seria muito mais difícil ver um grande projeto de investimento direto estrangeiro no interior de Portugal.
  • Joaquim Miranda Sarmento
20 Janeiro 2020, 19h30

O professor universitário e coordenador do programa económico do PSD Joaquim Miranda Sarmento disse nesta segunda-feira, durante um debate sobre o Orçamento do Estado para 2020 organizado pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), que a economia nacional necessita de um novo grande projeto de investimento direto estrangeiro.

”Nos próximos quatro anos é preciso trazermos outra Autoeuropa, garantindo todas as condições menos o financiamento”, disse Miranda Sarmento, obtendo a concordância do parceiro de debate, o também professor universitário Paulo Trigo Pereira, que terminou a legislatura anterior enquanto deputado não inscrito, após ser eleito como independente nas listas do PS.

Respondendo a uma pergunta da plateia sobre a necessidade de essa “nova Autoeuropa” estar localizada no interior de Portugal, Miranda Sarmento refutou que tal seja uma condição sine qua non. “Se a escolha for entre ter uma nova Autoeuropa no litoral ou não ter nenhuma nova Autoeuropa, preferiria tê-la no litoral”, admitiu. Não só por as receitas fiscais daí provenientes poderem financiar políticas de incentivo ao desenvolvimento do interior mas também por reconhecer que “é mais fácil trazer grandes projetos para Lisboa ou Porto do que para Portalegre ou Guarda”.

Os dois professores do ISEG – Lisbon School of Economics and Management são os protagonistas do debate sobre o Orçamento do Estado para 2020 inserido no ciclo “Na SEDES com quem sabe”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.