[weglot_switcher]

Jogos Olímpicos: Paris entra na história com participação equilibrada de géneros

Em 128 anos de história, esta é a primeira vez que a maior competição desportiva mundial regista paridade entre atletas masculinos e femininos. No total, os Jogos Olímpicos vão contar com a participação de 10.500 atletas.
26 Julho 2024, 17h14

Ainda nem começaram mas já entraram na história: os Jogos Olímpicos de Paris, que vão prender as atenções do mundo até ao próximo dia 11 de agosto, serão os primeiros em que o número de atletas femininos e masculinos é igual.

Segundo o Comité Olímpico Internacional, este ano espera-se um total de 10.500 atletas para participarem em 329 eventos com 32 desportos diferentes. Apesar do número de atletas a marcarem presença na competição deste ano ser menor do que noutras competições, os Jogos Olímpicos de Paris já entraram para a história com a apresentação de uma participação equilibrada em termos de géneros.

A primeira vez que o evento desportivo se realizou foi em Atenas em 1896, e contou apenas com a participação de homens, tendo sido, até hoje, a única competição que não contou com nenhuma mulher.

A primeira vez que as mulheres puderam marcar presença nos Jogos Olímpicos foi na segunda edição do evento em 1900, que se realizou em Paris, e que já contou com 2,2% de atletas femininas. Assim, a capital francesa volta a entrar para a história do evento desportivo, desta vez por ter 50% de participantes femininos e 50% masculinos.

Na edição anterior do evento, que decorreu em Tóquio, o número de participantes femininas já chegou aos 48,8%, o que correspondeu a 11,315 atletas. No entanto, em 128 anos de existência o evento apenas chegou agora à igualdade no número de participantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.