[weglot_switcher]

Kremlin culpa banco central por queda do rublo

Com a moeda russa a negociar em mínimos de 17 meses face ao dólar, o antigo ministro da Economia culpa o banco central e a sua política acomodatícia. Juros subiram 100 pontos base em julho e devem voltar a subir em breve.
Michael Parulava/Unsplash
14 Agosto 2023, 10h29

O Kremlin responsabilizou o banco central russo pela queda do rublo, divisa local que tocou mínimos de 17 meses esta segunda-feira. Segundo o principal conselheiro económico de Vladimir Putin, a desvalorização da moeda deve-se sobretudo à política monetária acomodatícia do país.

Num editorial de opinião publicado esta segunda-feira na agência estatal russa TASS, Maxim Oreshkin, antigo ministro da Economia e o principal conselheiro em assuntos económicos do Kremlin, atacou os oficiais do banco central russo, culpando-os pelo tombo recente do rublo nos mercados internacionais.

Para Oreshkin, a política acomodatícia é a principal culpada pela queda que levou a divisa russa a um câmbio acima de 100 face ao dólar norte-americano, ou seja, mínimos desde as sanções internacionais impostas na sequência da invasão da Ucrânia.

Recorde-se que o rublo chegou a negociar a 120 contra o dólar, um mínimo histórico logo após a decisão de invadir a Ucrânia e a onda de sanções que se seguiu. Alguns meses depois, a moeda havia recuperado, graças sobretudo a controlos de capital impostos pelo Kremlin e à subida das receitas com exportações de várias matérias-primas.

Agora, e depois de ter mantido os juros de referência inalterados desde setembro passado, o banco central russo voltou a subir taxas dada uma inflação elevada que só há três meses começou a recuar (e devido a efeitos base). A decisão de julho, que passou por uma subida de 100 pontos base, colocou os juros fixos em 8,5%, mas setembro deve trazer novas subidas. E a hipótese de um anúncio não-calendarizado do banco central ganha ainda mais força depois deste editorial, projetam analistas citados pela ‘Reuters’.

Oreshkin lembrou os impactos negativos que uma moeda russa fraca tem na economia local, levando a uma perda de poder de compra da população. Como tal, o político e economista exortou o banco central a deixar a política acomodatícia de lado.

Moeda russa ultrapassa barreira dos 100 rublos por dólar

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.