Num evento que juntou 400 pessoas em Lisboa celebrou-se o lançamento da CNN Portugal, com o empresário Mário Ferreira a prometer que o projeto iria agitar o mercado nacional dos media. “A CNN vai contribuir para uma comunicação social forte, livre, independente, rigorosa e exigente”, disse o empresário que anunciou também “uma forte aposta no digital”.
O Mosteiro do Jerónimos foi escolhido para “o dar conhecer aos nossos convidados estrangeiros” e por ser “um símbolo de um país”, disse o presidente da Media Capital.
Num evento, que incluiu um cocktail seguido de um jantar sentado (em cadeiras Philippe Starck), esteve presente Rani Raad, presidente da CNN Worldwide Commercial. A comitiva internacional da CNN e da Warnermedia contou com 10 pessoas.
Mário Ferreira “coloca Portugal nas rotas do melhor jornalismo que se faz no mundo”. A CNN Portugal irá “contribuir para uma comunicação social forte, livre, independente, rigorosa e exigente”. Vai “contribuir para um jornalismo que privilegie a verdade, tenha capacidade de ir a qualquer ponto do nosso país ou do mundo em busca dos factos como eles são, que ofereça pluralidade de pontos de vista e diversidade de opiniões; que integre, explique e questione. Tudo para termos uma sociedade mais esclarecida, mais consciente e melhor preparada para tomar o seu futuro em mãos”.
Numa tenda gigante montada no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Mário Ferreira – empresário da Douro Azul que se tornou num empresário dos media com a compra da Media Capital (dona da TVI) – foi o anfitrião de uma lista VIP de convidados. Desde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao primeiro-ministro, António Costa, sem esquecer o presidente da câmara municipal de Lisboa, Carlos Moedas, vários ministros, como Pedro Siza Vieira (Economia), e secretários de Estado. Para além dos banqueiros (Paulo Macedo, Pedro Castro e Almeida, António Ramalho e Miguel Maya), empresários, reguladores, advogados, embaixadores, deputados, políticos, jornalistas, músicos, cantores, atores, o Bispo Auxiliar de Lisboa (D. Américo Aguiar) e até o vice-almirante Gouveia e Melo que coordenou a vacinação em Portugal. Pode dizer-se que foram poucos os que não passaram na red carpet da CNN Portugal.
Faltou Nuno Santos, diretor da CNN Portugal, que não esteve presente no evento por estar a coordenar a emissão de estreia.
A estação de televisão que nasceu da TVI 24, abriu a sessão com uma entrevista inédita ao banqueiro mais procurado do país. A entrevista de João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português, à “CNN Portugal”, em colaboração com o jornal “Tal & Qual”, foi o grande momento do dia do lançamento do novo canal de notícias, que veio substituir a “TVI 24”. Rendeiro acabou por ser o ausente mais presente do evento. Mas terá acautelado que o meio de transmissão da entrevista não permitisse localizá-lo.
Entre os presentes, muitos diziam que só mesmo os jornalistas conseguem contactar com o banqueiro, enquanto as autoridades portuguesas não conseguem, apesar de terem recorrido à Interpol e Europol, através dos mandados de captura internacionais.
Na cerimónia de lançamento, Mário Ferreira fez um discurso onde frisou que “com esta nova sólida estrutura acionista injetámos recursos, reforçámos quadros e competências e investimos com a ousadia de quem escolhe juntar-se à melhor marca de informação do mundo, porque isso coloca Portugal nas rotas do melhor jornalismo que se faz no mundo”, disse Mário Ferreira.
A CNN Portugal irá “contribuir para uma comunicação social forte, livre, independente, rigorosa e exigente”, referiu.
A CNN Portugal “vai contribuir para um jornalismo que privilegie a verdade, tenha capacidade de ir a qualquer ponto do nosso país ou do mundo em busca dos factos como eles são, que ofereça pluralidade de pontos de vista e diversidade de opiniões; que integre, explique e questione. Tudo para termos uma sociedade mais esclarecida, mais consciente e melhor preparada para tomar o seu futuro em mãos”, concluiu Mário Ferreira.
Por fim o empresário saudou o presidente da RTP, Nicolau Santos, por ter sido o único líder de um “canal concorrente” que aceitou o seu convite.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com