[weglot_switcher]

Leão: “Continuamos convictos de que podemos viabilizar o Orçamento”

Ministro das Finanças deixa aviso à esquerda de que “a alternativa que se oferece ao país é um orçamento apresentado pelo PSD” e garante que o Executivo está a fazer um “esforço” para responder às reivindicações dos partidos que têm viabilizado o Orçamento.
  • Cristina Bernardo
22 Outubro 2021, 17h00

Numa altura em que as negociações com a esquerda estão longe do ‘fumo branco’, o ministro das Finanças, João Leão, mostra-se convicto que o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) será viabilizado, reiterando que o Governo está disposto a integrar reivindicações dos partidos. Ainda que não pronunciando o nome do PCP e do Bloco de Esquerda, deixa-lhes um aviso: se não concordam visão da direita, podem fazer um “esforço de convergência”.

“É um orçamento que sendo muito bom, estamos dispostos a melhorá-lo e a reforçá-lo naquilo que são os nossos diálogos com os partidos que viabilizam o orçamento. É nesse sentido que temos estado a trabalhar desde que apresentámos o Orçamento para em diálogo com os partidos ainda fazer melhorias significativas no orçamento que vá ao encontro das preocupações e ao mesmo tempo sejam positivas para o país e para os portugueses”, disse esta sexta-feira durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da apreciação na generalidade do OE2022.

João Leão garantiu que o Executivo está “a fazer esse esforço”. “Continuamos convictos que podemos viabilizar o Orçamento, porque sabemos qual é a alternativa. A alternativa que se oferece ao país é um orçamento apresentado pelo PSD”, vincou.

Perante os deputados da COF, o ministro da tutela avisou que “faz sentido que os partidos que não se revêem na visão da direita de como deve ser um orçamento bom para a economia e para as famílias, devem procurar entender, procurar soluções e alternativas com um esforço de convergência entre diferentes preocupações”.

Numa altura de impasse, o Governo volta a reunir no sábado com o Bloco de Esquerda e o PCP, estando prevista antes uma reunião da Comissão Política do PS reúne-se para avaliar o estado das negociações do OE2022, que será votado na generalidade na próxima quarta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.