[weglot_switcher]
1178770
Em Foco

Caixa deverá manter atual posição de 15% após IPO da Fidelidade

O banco público liderado por Paulo Macedo deverá manter a sua participação de 15% na Fidelidade, após a aguardada entrada em bolsa da seguradora, que deverá ocorrer no próximo ano.

Atualidade

Banca portuguesa foi a que mais reduziu exposição à Rússia desde o início da guerra

Em resposta aos apelos dos reguladores, os bancos portugueses diminuíram em 94% a sua exposição à Rússia desde que esta invadiu a Ucrânia, para apenas oito milhões de euros contabilizados no último trimestre do ano passado.

Governo chega a acordo com sete sindicatos dos professores. Custa 40 milhões este ano

Quatro tranches a recuperar durante “dois anos e 10 meses” este é o teor do acordo assinado esta terça-feira numa maratona negocial entre o Governo e sete estruturas sindicais dos professores. Quatro, incluindo a FENPROF, afeta à CGTP, recusaram assinar e o “rebelde” STOP vai “auscultar” os professores e só depois anunciar decisão. O ministro da Educação revelou que a medida custa no total 300 milhões de euros.

Vanguard investe 40 milhões em novo projeto de luxo na Graça

A construção do empreendimento será financiada em 60% pelo Banco Montepio e está já em aberto o concurso para a sua construção. Inclui duas penthouses, que terão um preço de 10 milhões de euros.

Descida do IRS vai a votos sem acordo entre PSD e PS

Projeto do PSD iguala o do PS para as taxas do 3.º e 4.º escalões do IRS. Sinaliza maiores reduções nestes escalões e corta menos na taxa do 6ºescalão, mas não abdica de descida de imposto nos rendimentos mais altos, rejeitada pelos socialistas e que sociais democratas insistem por abranger a classe média. Substituição de textos poderá ser votada nesta quarta-feira com ameaça de chumbo do PS. Consenso parlamentar está mais longe.

CUF vai emitir até 60 mil obrigações no valor de 30 milhões

A CUF SGPS vai emitir até 60 mil obrigações, ligadas a critérios de sustentabilidade, com o valor nominal unitário de 500 euros e um valor global inicial de até 30 milhões de euros, que poderá ser aumentado por decisão do emitente, em sintonia com os coordenadores globais da operação.

Jornal Económico debate cibersegurança e futuro dos seguros

Conferências: JE promove dois pequenos-almoços de debate, a 21 e 23 de maio. No primeiro estarão em análise os riscos de cibersegurança na era da I.A.. No segundo vamos debater o futuro do sector dos seguros.

Seleção portuguesa convocada para o Euro2024 avaliada em 1.045 milhões de euros

O selecionador Roberto Martinez divulgou esta terça-feira a lista de convocados para o Europeu que vai ser jogado na Alemanha. Conheça os convocados e o valor de mercado de cada um dos selecionados.

Israel avança para plano de ataque mais limitado a Rafah

Enquanto o TPI é transversalmente contestado por Israel e pelos seus parceiros – e também pelo Hamas – o governo tenta estancar o caudal de notícias adversas sobre o país.

Entrevista

“Com a produção de azeitona a regressar ao normal, preço do azeite acabará por descer”

As fracas campanhas agrícolas no Sul da Europa têm levado a um disparo no preço do azeite, embora os consumidores portugueses apenas tenham contraído o consumo em 11% face a preços que mais do que duplicaram. Ganhar quota internacional é possível, mas interprofissional do sector seria essencial para ajudar neste objetivo, argumenta o presidente do CEPAAL.

Mercados

Petróleo da Galp na Namíbia lança PSI para ganhos ligeiros

A energética quer vender uma participação na exploração petrolífera que vai fazer na Namíbia e há quatro gigantes do sector interessadas, o que fez elevar a cotação de mercado. Por outro lado, o melhor trimestre de sempre da Mota-Engil não foi suficiente os investidores.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

O BCP realiza esta quarta-feira a sua Assembleia Geral de acionistas, cujo início está marcado para as 14h30. À porta estará a acontecer uma manifestação do SNQTB – Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários para reivindicação de aumento dos salários dos profissionais do banco.

Opinião

Prémio Salarial: o incentivo que incentiva a novas medidas

A introdução de novos efetivos incentivos fiscais, assim como a manutenção do prémio salarial nos próximos anos, será fundamental para assegurar a retenção de talento nacional.

Sem escala não se resolvem problemas sociais

O capital filantrópico pode e deve correr mais risco, apoiando projetos a cresceram e a evoluírem com uma lógica de geração de receitas que lhes permita previsibilidade e autonomia.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.