[weglot_switcher]
1190413
Em Foco

UTAO afasta “sinais de desastre” no défice do primeiro trimestre

“Não estamos a caminho de nenhum desastre para já, mas precisamos de muito cuidado e cabeça fria quando se pretender atuar com novas medidas com impacto no saldo”, defende Rui Baleiras, lembrando que ainda não se sabe “quanto estão a custar as medidas já aprovadas”.

Atualidade

PS aplaude exames aos OE e diz que cidadãos devem exigir “vigilância” às contas públicas

Um think tank de economistas vai relançar o observatório orçamental Budget Watch para exames aos Orçamentos do Estado por “preocupações com as finanças públicas”. Para a líder do grupo parlamentar do PS, iniciativas como esta, com origem na sociedade civil e na academia, “são sempre importantes e bem-vindas”. Ao JE, Alexandra Leitão reforça: essa “vigilância” cabe à oposição, mas “também aos cidadãos, que devem exigir conhecer o impacto económico das medidas anunciadas”.

Fundo de Resolução passa de prejuízos a lucros de 7,7 milhões em 2023

A situação financeira do Fundo no final de 2023 revela que pelo terceiro ano consecutivo, a situação líquida do Fundo de Resolução registou uma melhoria, expressa no aumento dos recursos próprios no montante de 239,6 milhões de euros.

Há quase dois anos que taxa de poupança dos portugueses não era tão elevada

A situação financeira das famílias portuguesas melhorou no primeiro trimestre, com a taxa de poupança a crescer para 8% face aos 6,6% registados no último trimestre do ano passado.

PRR: Bruxelas desbloqueia 714 milhões após Portugal concretizar reformas pendentes

O executivo comunitário dá conta da sua “avaliação preliminar positiva para levantar a suspensão do pagamento de 714 milhões de euros a Portugal”, após reconhecer os progressos realizados na execução do PRR português. Decisão surge com o cumprimento de dois marcos e uma meta constantes do pedido de pagamento apresentado por Portugal para a terceira e quarta parcelas do apoio sob a forma de subvenções.

Negociações para adesão da Ucrânia e da Moldova à UE arrancam esta terça-feira

O pedido feito por Kiev após a invasão russa, a fevereiro de 2022, conhece seguimento esta terça-feira, juntamente com a Moldova, isto após reformas para melhorar o respeito pela democracia, direitos humanos e minorias, apesar das preocupações com possíveis efeitos negativos no seio da UE.

Chega rejeita ter mudado de posição e impõe ‘linha vermelha’ a Miguel Albuquerque

O Representante da República diz que houve alguém que mudou de posição face ao que foi dito nas audições que se realizaram após as regionais de 26 de maio, em que contava com o acordo parlamentar entre PSD e CDS-PP e a não hostilização do Chega, PAN e Iniciativa Liberal. O Chega que era o único partido em posição de poder viabilizar o Programa de Governo, que foi retirado da votação na passada quarta-feira, diz que mantém a posição que transmitiu a Ireneu Barreto, e mantém não a Albuquerque. Opositor de Albuquerque acusa-o de levar o partido em direção ao abismo.

Entrevista

Rosário Macário: “Economia portuguesa depende do transporte aéreo”

Especialista que teve um papel importante na Comissão Técnica Independente considera que a economia portuguesa “depende do transporte aéreo” e que o país dificilmente vai conseguir estar ligado ao centro da Europa por via terrestre de “forma eficiente”. No final deste mês, Lisboa será o centro da discussão sobre o futuro do transporte aéreo a nível mundial.

Mercados

Banca e construtores automóveis dão “energia” às bolsas europeias

Para os investidores, o início da semana parece ter afastado, pelo menos de forma temporária, alguns temores quanto à dívida francesa mas também em relação ao avanço nas negociações sobre as tarifas e veículos elétricos chineses. Lisboa ganhou com esse otimismo.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

Os ministros das Finanças da União Europeia adotaram na última semana no Luxemburgo, o quadro negocial com a Ucrânia e Moldova e a abertura formal das negociações arranca esta terça-feira também no Luxemburgo.

Opinião

A UE e os automóveis elétricos chineses

A UE tem consciência das inúmeras fábricas que as construtoras europeias de automóveis têm na China, o que pode levar a uma retaliação. Este assunto é política e comercialmente muito sensível.

Um poema pela inteligência artificial

Perguntei ao ChatGPT 4: “Podes escrever uma estrofe em estilo Fernando Pessoa sobre a mente, as rasteiras que ela nos prega e o futuro?” O resultado é aquele com que inicio este texto.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.