[weglot_switcher]
1215747
Em Foco

Brasil vê António Costa em Bruxelas como alavanca para acordo com Mercosul

Líder da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) elogia o novo presidente português do Conselho Europeu, num momento em que a UE e a Mercosul (continuam) a negociar o acordo comercial entre os dois blocos. “Este acordo é um ganha-ganha para a UE e o Mercosul”, diz o responsável brasileiro. França tem sido um dos principais opositores.

Atualidade

Bancos condenados a publicar decisão da juíza do Tribunal de Santarém pelo “efeito dissuasor”

A alegação da prescrição deverá ser uma das áreas a abordar nos recursos que os bancos agora condenados manifestaram intenção de apresentar.

Efeitos inflacionistas ensombram proposta do 15º mês, alertam fiscalistas

Confederação Empresarial de Portugal volta à carga com a proposta do pagamento do 15º salário isento de IRS. Fiscalistas ouvidos pelo JE aplaudem a medida mas há quem alerte para possíveis efeitos inflacionistas.

“Há poucas áreas e empresas que não dependam de operações complexas suportadas pela Matemática”

Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio, aponta duas dessas áreas: desenvolvimento de software e programação. O gestor da Magma explica ainda que uma coisa são competências de programação, que “nem toda a gente precisa de ter”, obviamente, e “outra, muito diferente, são competências de gestão de informação e competências digitais”.

Administrador da Insolvência da Inapa recebe quatro propostas de compra

O administrador da insolvência da Inapa vai levar à Assembleia de Credores uma  autorização para que a insolvente delibere a venda pela Europackaging de 100% das participações sociais no capital da Inapa Packaging SAS e, consequentemente e de forma indireta, das suas subsidiárias SEMAQ – Societé D`Emballage et de Manutention D`Aquitaine e Embaltec SAS, pelo valor de  20 milhões de euros, à sociedade Next Pack SAS. 

Insolvências e a dificuldade de errar em Portugal em debate esta segunda-feira

O JE Advisory, caderno de advocacia, consultoria e banca de investimento do JE, regressa aos debates temáticos esta segunda-feira. Insolvências e a dificuldade de errar em Portugal estará em debate esta segunda-feira.

Governo cria linha de crédito de 100 milhões de euros para apoiar produtores de vinho

A linha de crédito, com juros bonificados, visa apoiar produtores e fornecedores da uva adquirida ou a adquirir, numa medida que se integra na estratégia do Governo para regulação do mercado de produção de vinho.

JE a bordo de táxi-robô. Veja como é andar num carro guiado só pela tecnologia

Em junho, a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, tornou-se a segunda do mundo a ter os veículos autónomos da Waymo disponíveis ao público. O Jornal Económico sentou-se ao ‘banco do pendura’ e conta-lhe como é a experiência, qual o valor e quanto investimento nesta empresa está a ser feito pela casa-mãe da Google.

Alemanha: eleições em Brandemburgo aliviam pressão sobre Olaf Scholz

Com eleições gerais marcadas para setembro de 2025, o atual chanceler ainda não garantiu que voltará a ser o rosto do partido dentro de um ano. A vitória em Brandemburgo é, de qualquer modo, uma boa notícia para manter viva a sua carreira política.

França: governo de Michel Barnier nas mãos de Marine Le Pen

Em posição de censurar o novo governo a qualquer momento, Marine Le Pen quer aproveitar para arrancar algumas vitórias, mesmo que apenas simbólicas. Tem em vista, evidentemente, ganhar as eleições presidenciais de 2027, estando para isso numa posição ideal.

Entrevista

Seguro obrigatório nas casas? “Prémio pode ser tão elevado que as pessoas não podem pagar”

Fernando Santo, ex-Bastonário dos Engenheiros, defende que o seguro multirrisco é aplicado na sua maioria em casos de incêndio e que a sua obrigatoriedade aquando de um sismo deve ser implementada em função do risco e mapa sísmico. “Os seguros cobrem riscos e os riscos têm probabilidades de produzir custos para as companhias, que podem ser mais ou menos elevados”, afirma.

Mercados

Sector automóvel penaliza bolsas e EUA marcam nova semana com dados do PIB

Os dados do PMI industrial e dos serviços, nas economias do euro e norte-americana, vão marcar o dia, mas o destaque fica mais para o final da semana. Na sexta-feira, as bolsas europeias registaram perdas acentuadas, a começar pela indústria automóvel.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Na semana após a subida ‘jumbo’ de 50 pontos pela Reserva Federal, os mercados procurarão ainda digerir o significado desta decisão, enquanto na vertente macro dominarão os inquéritos de confiança.

Opinião

É desta que vamos discutir a Europa e Portugal?

Não faltaram apenas debates sobre a visão e estratégia para e Europa nas respetivas eleições; falta também agora. Estamos no momento que antecede o Orçamento, que devia plasmar, no seu âmbito anual, a visão e nossa estratégia plurianual enquanto país.

Inocência Esfaqueada: Estamos a criar uma geração de vítimas e agressores?

Um estudo recente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro revela dados alarmantes: 68% dos adolescentes portugueses entre 12 e 18 anos foram vítimas de comportamentos agressivos na escola. A violência psicológica lidera com 92% dos casos, seguida pela violência física com 82%. Mais perturbador ainda, 64% dos jovens admitiram já ter praticado algum ato violento contra um colega. Estamos a criar uma geração de vítimas e agressores?
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.