Governo vai reduzir em até 85% os custos de interesse económico geral para as empresas que tiverem mais de 50% de incorporação de energias renováveis no seu consumo de eletricidade. Componente pesa cerca de 30% na fatura.
Para além da novela – um termos recorrentemente usado no recato do momento anterior às repostas oficias – entre PSD e PS, as associações patronais querem a viabilização do Orçamento. Que, melhor ou pior, estabeleça estabilidade nas contas públicas e previsibilidade na gestão privada.
Do lado das empresas, o presidente da CIP diz-se “perplexo” com a “coreografia política” em torno do IRS Jovem e do IRC, enquanto o secretário-geral da CGTP fala numa “estratégia de afunilamento” da discussão orçamental que ignora temas importantes como a saúde, habitação e salários.
A Centromarca analisou promoções das retalhistas no primeiro semestre e concluiu que se está a criar uma “ilusão” de descontos nos consumidores. É o fenómeno da promoflação.
O projeto Swift adquirido pelo consórcio Balbec/Lx Partners será gerido pela Álgebra Capital. A carteira de malparado do BCP é composto por crédito malparado sem garantias (unsecured) no montante de 90 milhões de euros. Não foi possível apurar o valor da aquisição.
Francisco Patrício, sócio e membro do conselho de administração da Abreu Advogados, alertou, em conferência do JE Advisory, que é preciso pensar na recuperação das empresas, nomeadamente das pequenas e médias empresas, antes de entrarem em insolvência, apontando para a necessidade de haver mecanismos alternativos.
Crescimento anémico, défice em alta, juros ‘amarrados’ por uma inflação elevada e um mercado laboral rígido e um isolamento cada vez maior, até na vertente económica: o governo de Netanyahu tem levado a economia israelita a dificuldades crescentes e nova década perdida arrisca materializar-se.
Foi a 7 de outubro de 2023 que tudo (re)começou: as relações entre Israel e a Palestina, que nunca foram recomendáveis, atingiam o seu momento mais baixo com o assalto do Hamas a civis israelitas. Sabe-se o que aconteceu a seguir, mas não se sabe o que vai acontecer a seguir.
Um ano depois do ataque do Hamas a civis no sul de Israel, os analistas têm poucas dúvidas de que a guerra regional está prestes a rebentar. É preciso saber-se que resposta dará a Turquia se essa guerra começar: Ancara esta cada vez mais nervosa.
O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, salientou a importância do Corredor do Lobito, infraestrutura ferroviária que atravessa Angola ligando o Porto do Lobito à República Democrática do Congo, lembrando que dois terços das reservas minerais mundiais estão nesta reunião
No próximo dia 9 de outubro, na Nova SBE, a conferência do oitavo aniversário do JE vai contar com a presença de António Horta-Osório e de outros especialistas para debater oito temas decisivos para o futuro do país no contexto europeu e mundial. O encerramento estará a cargo do ministro da Economia, Pedro Reis.
A celebrar oito anos, o JE reuniu um conjunto assinalável de comentários prestados pelos grandes protagonistas sobre o caminho feito e sobre que desafios nos reserva o futuro, enquanto sociedade e enquanto país.
O emprego ganhou força nos Estados Unidos e os números levam a crer que as empresas ganham com o corte nos juros na Fed. Os investidores sorriram e as bolsas vêm de uma semana muito positiva.
Semana marcada pela apresentação da proposta de Orçamento do Estado 2025 na Assembleia da República, na quinta-feira, no mesmo dia em que o INE apresenta os números da inflação em setembro.
Esta semana será determinante para sabermos se nos estamos a aproximar ou a afastar deste objectivo. E o ponto de análise tem de ser este. Se o OE2025 é aprovado com o acordo do PS ou do Chega será, a longo prazo, apenas uma nota de rodapé.
É necessário e urgente criar condições para que o investimento com origem nas comunidades portuguesas e luso-descendentes seja tratado em canal privilegiado e de forma expedita.