[weglot_switcher]
1221672
Em Foco

Caixa espera fechar venda de banco em Cabo Verde até ao final do ano

O banco liderado por Paulo Macedo decidiu vender a participação de 59,81% que detém no Banco Comercial Atlântico (BCA) à Coris Holding, num processo que ainda aguarda pela aprovação das autoridades cabo-verdianas. A Caixa espera que fique fechado até ao final deste ano. 

Atualidade

OE2025: Proposta fechada, sem acordo do PS e com o Chega descartado

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos estiveram “em contacto durante estes dias, tentando fazer a aproximação possível” no que os distingue, nomeadamente nas questões do IRS Jovem e IRC que ditaram o impasse nas negociações nas últimas semanas.

“Não há mexidas” no valor da contribuição para o audiovisual da RTP, refere ministro

O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou hoje que “não há mexidas” no valor da Contribuição para o Audiovisual (CAV) da RTP, referindo que, com o aumento do número de clientes de eletricidade, esta já tem vindo a aumentar.

Ventura cria tabu sobre voto no Orçamento

Sem revelar o sentido de voto, mesmo depois da reunião com a bancada parlamentar, Ventura defendeu que este não é um OE do Chega, mas sim um “orçamento do PS e do PSD”.

BdP corta crescimento este ano e avisa para o maior disparo na despesa pública desde 1992

“Desde 1992 que a despesa pública corrente não subia tanto como está a subir em 2024”, avisou o governador Mário Centeno depois de o BdP ter cortado a projeção de crescimento este ano, citando um investimento bastante abaixo do esperado.

AEP quer IRC “desafiador” para exportadores e pede menos IRS

A associação empresarial pretende reforçar a competitividade das empresas portuguesas no contexto internacional e tornar o país mais atrativo para o investimento, lembrando que Portugal mantém das taxas estatutárias mais elevadas de IRC na OCDE.

Moçambique vai a votos em eleições para a presidência, parlamento e províncias

A FRELIMO detém a presidência da república, a maioria absoluta na Assembleia Nacional e a liderança de todas as províncias. Ninguém sabe se será desta que semelhante hegemonia terá um fim, entre outras razões porque não há sondagens que possam servir de indicador.

Numa “guerra fria sem regras”, Brasil e Portugal podem ter papel “muito importante”

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, defendeu no seminário “O Brasil na nova ordem mundial” o papel deste país e de Portugal na estabilização do mundo, num contexto muito difícil.

Conheça o programa da conferência do 8º aniversário do JE

A conferência do oitavo aniversário do JE está marcada para hoje e vai contar com a presença de António Horta-Osório e de outros especialistas para debater oito temas decisivos para o futuro do país no contexto europeu e mundial. O encerramento estará a cargo do ministro da Economia, Pedro Reis.

Mercados

Energéticas tombam e Europa regista quedas nas bolsas

Os principais índices europeus viveram, na terça-feira, uma sessão negativa, penalizada pelo sector energético, em virtude das descidas de mais de 4% nos futuros de crude e Brent.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, é ouvido, no Parlamento, no âmbito do acompanhamento da execução e fiscalização do PRR e do programa PT2030. Ainda em Portugal, o INE divulga o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria em agosto.

Opinião

OE2025, filosofias sobre o IRC

Mais do que as taxas, o que conta mesmo é a estabilidade fiscal. Isto não significa que não se proceda a ajustamentos, nomeadamente no sentido da sua comparabilidade e compatibilidade com a Europa.

Quando fazem os CEO a diferença?

A relação entre compensação e desempenho é complexa, e embora a remuneração possa parecer elevada, ela frequentemente reflete o valor que esses líderes trazem para as suas empresas.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.