[weglot_switcher]
1286997
Em Foco

Mais de 50 países propuseram negociações aos EUA sobre tarifas alfandegárias

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente Trump, anunciou hoje o conselheiro económico da Casa Branca, Kevin Hassett.

Atualidade

Inteligência artificial traz 40 mil milhões para Sines (e o regresso da água quente do mar)

Projeto só estará concluído até 2030, mas primeira fase já tem clientes. Centro de dados usa água do mar para arrefecer servidores, reduzindo custos energéticos até 40%. Banhistas da praia de São Torpes vão ter a água quente de volta, depois da central a carvão ter fechado portas em 2021.

PSD acusa PS de ter “receita para o desastre” com “fim das contas certas”. Socialistas respondem

Em resposta, o PS disse que o ministro Castro Almeida “tinha obrigação de saber” que os empréstimos do PRR têm um impacto significativo e transitório no saldo orçamental de 2026, acusando o Governo de desespero e falta de seriedade.

União começa hoje no Luxemburgo a debater uma resposta às tarifas de Donald Trump

Um debate que dificilmente chegará a um consenso – dado que há pelo menos três opções em cima da mesa – mas do qual sairá uma decisão, que deverá ser votada esta quarta-feira. Pelo menos 50 países já disseram que querem negociar com os EUA.

Cinco famílias mais ricas em Portugal valem 15,8 mil milhões de euros

O ranking distingue os 50 mais ricos de Portugal, cujas fortunas valem cerca de 45 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 17% do PIB português em 2023. Já o top10 perfaz uma fortuna de cerca de 24,2 mil milhões.

Fábricas de veículos elétricos e baterias estão a ser canceladas nos Estados Unidos

No primeiro trimestre de 2025 foram mais os projetos cancelados do que nos dois anos anteriores. A eliminação dos programas que promoviam a expansão dos veículos elétricos no país por parte da administração Trump levou a este desfecho por parte das empresas.

Ações dos bancos arrastadas pela queda dos juros da dívida soberana (que ajuda EUA a refinanciar-se)

Os EUA têm 28 triliões de dólares em dívidas com vencimento entre 2026 e 2030. As yields das obrigações norte-americanas rondam os 4% e cada ponto base extra é uma bomba-relógio orçamental. Pelo que a queda das yields ajuda a administração Trump.

Presidente de Angola propõe homólogo do Togo como novo mediador para o Congo

João Lourenço, na presidência rotativa da UA, convocou ontem a primeira reunião da mesa da assembleia com o intuito de ser designado um novo mediador para o conflito entre a RD Congo e o Ruanda.

Entrevista

“É natural” que portugueses apostem nos PPR com corte de juros nos depósitos

A descida dos juros nos depósitos bancários pode levar os portugueses a redirecionar o dinheiro para outros produtos, nomeadamente para os chamados Plano Poupança Reforma (PPR), afirma Valdemar Duarte, diretor-geral da Ageas Pensões.

Mercados

Yields de títulos de dívida caem com receios do mercado de guerra comercial

A volatilidade e incerteza criadas pela política comercial norte-americana levaram os investidores a procurar a segurança do mercado de dívida, empurrando as yields para baixo. Títulos a 10 anos dos EUA tocaram mínimos de outubro e registaram maior queda em dois dias desde agosto.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A Galp publica o relatório e contas, ao passo que os acionistas da EDP vão votar o pagamento do dividendo. No exterior, destaque para a entrada em vigor das “tarifas recíprocas”, além de serem divulgados os dados da inflação nos EUA e na China, assim como o PIB do Reino Unido.

Opinião

Agentes de IA, modo de uso

Só através de programas de literacia em IA transversais e adaptados aos contextos específicos será possível construir uma cultura de inovação que potencie a tecnologia e minimize os respetivos riscos.

As revoluções são a locomotiva da História

Em Portugal, o paradigma do ensino superior mudou a uma velocidade alucinante. Nos últimos anos, ou décadas, assistimos a várias alterações em matéria de Ensino. Cada Governo que chega quer fazer algo distinto, mas acabamos sempre no mesmo ponto de partida.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.