[weglot_switcher]
1373171
Em Foco

Têxteis: redução da procura global determina queda das exportações entre 5% e 7%

Fatores exógenos ao próprio setor determinaram uma queda do consumo interno, mas também na Europa, em 2025. Ricardo Silva, presidente da ATP, insiste: o que se espera do Governo é que “promova a produção nacional no exterior”, de forma permanente e não apenas pontual.

Atualidade

UE-Índia: CIP destaca “passo histórico” e sublinha oportunidades para empresas portuguesas

Fileiras como a automóvel, maquinaria, agroalimentar e serviços deverão beneficiar do “maior acordo comercial de sempre”, como descreveu Bruxelas, que abre o mercado do país mais populoso do mundo e a economia do G20 que mais cresce às empresas portuguesas e europeias.

Mercados de olhos postos no discurso do presidente da Fed

As expectativas do mercado são de que a Fed mantenha os juros inalterados, contudo o discurso de Jerome Powell vai dar indicações sobre a decisão da reunião de março.

“A solução para a habitação não pode depender só do setor público. Precisamos dos privados”

A crise da habitação em Lisboa atingiu um ponto crítico e exige respostas sem ideologias. No encerramento da conferência “O Choque na Habitação”, Carlos Moedas assumiu que a habitação é o maior desafio de qualquer autarca e defendeu que a solução passa por uma aliança entre o setor público e o privado. Revelou ainda aquele que pode ser o maior projeto habitacional dentro da cidade, Vale de Chelas e Vale de Santo António

Presidente do Sindicato dos Magistrados diz que problemas nas comarcas são “transversais ao longo do país”

Em declarações ao Jornal Económico (JE), o procurador Paulo Lona, que se reuniu na semana passada com os magistrados da Comarca de Lisboa Oeste (Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra) e da de Lisboa Norte (Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira), aponta para a “falta de oficiais de justiça, de magistrados do Ministério Público (MP)”, além de “instalações que, por vezes, não estão minimamente em condições para o exercício das funções por parte dos magistrados” são “transversais ao longo do país”.

Lugar onde se vive condiciona “acesso, sucesso e distribuição regional” no Ensino Superior

Estudo da Fundação Belmiro de Azevedo, divulgado esta quarta-feira, conclui que, apesar da expansão e massificação do sector, a mobilidade estudantil “permanece fortemente condicionada” por fatores socioeconómicos e territoriais. Estudar Medicina depende ainda mais da bolsa das famílias do que qualquer outra área.

Boeing atingiu 1,59 mil milhões de lucro, a primeira vez desde 2018

Os resultados trimestrais e anuais publicados esta terça-feira “ilustram o facto de que estamos no caminho certo para restaurar a confiança e recuperar a Boeing que todos esperam”, disse Kelly Ortberg, presidente da fabricante de aviões, numa mensagem dirigida aos funcionários.

Cotação do BCP atinge máximo dos últimos 10 anos. Mas a capitalização bolsista hoje é muito maior do que em 2016

Há 10 anos, e após o agrupamento de ações (reverse stock split) realizado em 24 de outubro de 2016, o valor teórico das ações do Millennium BCP passou a situar-se em cerca de 1,34 euros. No entanto hoje a capitalização bolsista do BCP ascende a 13,67 mil milhões de euros enquanto em 27 de janeiro de 2016, a capitalização de mercado (market cap) do Millennium BCP era de aproximadamente 1,65 mil milhões de euros.

Avaliação das casas sobe 17% em 2025 para 1.949 euros/m2

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a Península de Setúbal apresentou a maior subida (23,0%) e a Região Autónoma dos Açores o menor aumento (11,9%).

Portugal assina convenção histórica que protege a profissão de advogado

Convenção do Conselho da Europa para a Proteção da Profissão de Advogado foi assinada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, no dia 21 de janeiro, em Estrasburgo. Alemanha assinou o tratado no dia 26 de janeiro, tornando-se o 26.º signatário.

Época de resultados: Mercado antevê crescimento de 20% nos lucros das Sete Magníficas

As Sete Magníficas começam a apresentar resultados, referentes ao quarto trimestre, esta quarta-feira com Microsoft, Meta e Tesla. Na quinta-feira é a vez da Apple. Amazon, Alphabet e Nvidia divulgam as suas prestações a 5 de fevereiro, 4 de fevereiro e 25 de fevereiro. Na quarta-feira Fed toma decisão sobre taxas de juro.

APPII: “Não se criem leis frankenstein no processo legislativo do Construir Portugal”

Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) sublinhou o papel da simplificação das leis para que “mais cedo ou mais tarde, os preços da habitação comecem a descer”. Alertou para que não se sejam criadas “leis frankenstein” nos detalhes legislativos.

Benedita César Machado: “Agentes nunca estiveram tão mobilizados para resolver os desafios da habitação”

A responsável da Arrow Global e CEO da plataforma From sublinha que é fundamental haver estabilidade e segurança para os investidores apostarem no mercado da habitação.

José Diogo Marques: “É necessário haver formação e capacitação da administração pública” para acelerar processos

Para o sócio da KGSA Advogados. considera que a falta de recursos da administração pública pode ser um entrave aos objetivos do programa Construir Portugal.

“Temos um acumular de pacotes legislativos, mas não existe repercussão nos preços da habitação”, diz Gonçalo Antunes

O especialista em planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa não está otimista sobre o futuro do mercado da habitação. Pede mais agilidade aos municípios nos licenciamentos necessários e critica o sucessivo aumento dos preços das casas.

“Há 20 anos que estamos parados na concretização de soluções habitacionais”, alerta secretária de Estado da Habitação

Patrícia Gonçalves Costa considera que esta problemática atingiu um “expoente máximo de visibilidade” e agravou-se devido ao fluxo de imigração para Portugal. A aposta principal passa por trazer para o mercado de arrendamento casas que se encontram num parque habitacional que atualmente está devoluto. “Os números apontam para cerca de 900 mil casas. Diria que 350 mil estariam em condições para ingressar no mercado de arrendamento”, refere.

Mercados

Mercados de olhos postos na reunião da Fed e nos resultados empresariais

“Com a geoestratégia em pausa perante a expetativa de um início de acordo sobre a Gronelândia na NATO e a possibilidade de negociações sobre a Ucrânia (embora sem notícias positivas do que tenham falado neste fim de semana), a macro e os resultados empresariais recuperarão o protagonismo”, referem os analistas do Bankinter.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza, pelas 10:30 horas, dois leilões das linhas de obrigações do tesouro com maturidade em outubro de 2031 e em junho de 2035. Fed divulga decisão de política monetária.

Opinião

As velhas fidelidades e o furacão da direita popular

As eleições, que antes pareciam entediantes, transformaram-se num dos momentos mais disruptivos e reveladores das últimas décadas. 

BRICS 2026: Índia sucede ao Brasil na Presidência

Tudo o que seja unir, dialogar e apontar pistas para a solução dos problemas complexos que atravessam o Mundo de hoje e, certamente, o de amanhã, são sempre de experimentar e com alguma garra, programação e organização, desenvolver.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.