A Parpública recebeu as propostas dos bancos de investimento e consultoras para fazerem a assessoria financeira da privatização da TAP. O Primeiro-Ministro apresentou a demissão. Mas o processo de escolha dos assessores continua, apurou o JE.
Dia “D”, de decisões, para Marcelo Rebelo de Sousa. Mas também Dia “O” de Orçamento e “E”, de eleições antecipadas ou não. Todos os olhos estão postos hoje em Belém, onde o Presidente decide o futuro imediato da política portuguesa.
O ministro das Finanças foi substituído pelo secretário de Estado João Nuno Mendes na reunião com os seus homólogos europeus, onde, entre outros temas, foi debatida a situação macro e as propostas orçamentais para o próximo ano. Esta quinta-feira, as regras orçamentais estão na ordem de trabalhos.
Apesar de reconhecer o papel da dinâmica salarial na recuperação da economia após um período de elevada inflação, o FMI teme um desequilíbrio entre aumentos salariais e da produtividade, o que pode obrigar a uma postura monetária rígida durante mais tempo do que estimado.
IEFP, Sonae, SAP, Nestlé, Associação BRP e CIP assinam esta quinta-feira, 9 de novembro, o protocolo PRO_MOV para requalificação profissional. Programa quer garantir empregabilidade superior a 75 % para formandos em situação de desemprego.
Dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos indica que deste número, 50% receiam que a perda de casa seja provocada pelo aumento da renda ou da prestação do crédito à habitação, sendo que 34% dos inquiridos assumem que não teriam para onde se deslocar no caso de perderem a sua habitação.
Já não é apenas uma palavra de ordem, mas um manifesto: grupos neo-nazis e aquilo a que a imprensa chama ‘coletivos-fantasma’ de ultra-direita transformaram Madrid num caos, clamando por um ataque ao Congresso.
O primeiro-ministro Netanyahu insiste, por seu lado, em que a posse de Gaza por tempo indeterminado é a única forma de impedir o regresso da violência. A comunidade internacional está contra. Entretanto, o holandês Mark Rutte já vai na segunda visita a Israel.
O responsável máximo da associação que agrega quase 160 empresas com elevado potencial para implementar soluções que potenciem a economia nacional, numa ótica de transformação digital e energética, tece sérias críticas a um OE que “se alheia da economia”. E alerta: “Sentimos um abrandamento no tecido económico e perspectiva-se um 2024 com contenção da procura”.
As bolsas europeias na sua maioria terminaram esta quarta-feira com ganhos, com destaque para a subida da elétrica que aposta nas energias renováveis. A contrastar ficaram as cotadas do grupo EDP.
No dia em que Marcelo anuncia se vai ou não convocar eleições antecipadas, no Parlamento prosseguem as audições, no âmbito da apreciação na especialidade do OE2024, agora do Conselho das Finanças Públicas e da ministra da Habitação, Marina Gonçalves. Ainda em Portugal, são divulgadas as emissões de títulos, por parte do Banco de Portugal, referentes ao mês de setembro.
Cabe à sociedade decidir como utilizar a tecnologia, e depois legislar e regular a sua utilização, até porque as actuais assinaturas digitais qualificadas têm bastantes fragilidades que interessa colmatar.
Há uma alteração fundamental dos equilíbrios herdados da II Guerra Mundial e do desmembramento do Pacto de Varsóvia e da União Soviética. As guerras no Médio Oriente e na Ucrânia são manifestações dessa evolução.