A poucos dias do prazo limite de 31 de dezembro para o fisco liquidar o IMI de 2019 das barragens de Miranda e de Picote, o município de Miranda Douro sinaliza ação contra o Estado se imposto caducar. Revelação foi feita ao JE pelo vereador da autarquia Vítor Bernardo.
Os efeitos cumulativos das subidas dos juros pelos principais bancos centrais não deixam margem para grandes perspetivas de crescimento global no próximo ano, conclui a agência canadiana. Conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente também ensombram. Portugal deverá crescer 2,1% este ano, mas a previsão para 2024 foi revista em baixa para 1,2%, refere.
O programa de Gestão de Sociedades de Advogados vai ao encontro de uma necessidade real: ajudar os atuais e futuros líderes de escritórios com responsabilidades de gestão a otimizarem resultados. O JE foi ouvir alguns dos protagonistas desta parceria Universidade-Empresa, que envolve firmas de advogados de primeira linha e a escola de negócios AESE.
O primeiro ‘Costumer Innovation Hub’ da multinacional britânica, que se localiza em Albarraque, na zona de Sintra, expandiu para a Polónia no ano passado e deverá ter uma terceira réplica em Espanha.
Os primeiros dez anos de uma marca têm sempre adversidades, mas Filipe Macieira e Francisco Pereira não se deixaram derrotar. O seu amor pela cerveja artesanal levou-os a criar a Letra, uma empresa com ADN 100% minhoto que hoje vinga no mercado nacional e estrangeiro.
O antigo primeiro-ministro foi ouvido na terça-feira como testemunha no caso EDP e acabou por tecer duras críticas ao Ministério Público, pelo “revisionismo histórico”. Negou qualquer proximidade com o antigo banqueiro, Ricardo Salgado, e garantiu desconhecer quaisquer pagamentos a Manuel Pinho.
O presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Andrea Enria tinha feito um apelo durante este ano para que os bancos europeus saíssem o mais rápido possível da Rússia, reduzindo assim a sua exposição ao país que enfrenta sanções impostas pela União Europeia (UE).
“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.
Antigo diretor-executivo da Startup Braga destaca em entrevista ao JE, no âmbito do evento “Madeira Blockchain 2023, que Portugal já se destaca neste universo não só pela massa crítica de talento como pela rede de investidores.
A Mota-Engil, que anunciou a venda das unidades de construção, engenharia e promoção imobiliária que detém na Polónia por 90 milhões de euros, terminou o dia a cair 0,97% para 4,090 euros.
O Banco de Portugal publica os mais recentes dados sobre a balança de pagamentos, enquanto o Eurostat revela a produção na construção na União Europeia e na zona euro em outubro, bem como outros indicadores. Já o INE apresenta os orçamentos familiares em 2022.
À medida que nos movemos em direção a este futuro inovador no setor do retalho, é evidente que a transformação digital é o pilar fundamental para o sucesso.
Até 2030, o caminho a prosseguir implicará investimento, maior eletrificação e, em particular, a disponibilidade dos mercados da energia na oferta de combustíveis mais descarbonizados.
As escolhas que fazemos hoje irão definir se a Inteligência Geral Artificial (AGI) servirá como um motor de progresso humano ou se será um marco tecnológico que nos apresenta desafios para os quais ainda podemos não estar preparados.