[weglot_switcher]

Líbia anuncia levantamento das restrições à produção de petróleo

Depois de reduzir a produção de crude em 90% desde janeiro, fruto de um conflito entre os dois governos que reclamam autoridade no país, as duas fações anunciaram um acordo para retomar os níveis normais de produção, que contrasta com a posição da maioria dos exportadores de petróleo.
18 Setembro 2020, 19h35

A Líbia prepara-se para o retorno à produção e exportação de petróleo, anunciou o general Khalifa Haftar depois de um acordo com o Governo de União Nacional, o órgão governativo reconhecido pela ONU no país, como reporta a Bloomberg.

O anúncio poderá significar mais 1,1 milhões de barris de crude por dia nos mercados, caso sejam retomados os níveis de produção registados antes do embargo à exploração de petróleo, em vigor desde 18 de janeiro.

Os mercados reagiram imediatamente à notícia, com os preços a caírem, numa altura em que há já um excesso de oferta de crude. A decisão de Haftar contrastou com a política da Organização dos países Exportadores de Petróleo (OPEP), que, numa reunião de quinta-feira, havia reforçado o seu compromisso com as quotas de produção em vigor.

A Líbia encontra-se envolvida desde 2011 num conflito entre dois governos que reclamam o direito de governação do país. De um lado, o Governo de União Nacional, que conta com o apoio da ONU e dos EUA, e do outro o Exército Nacional Líbio, liderado por Haftar, que detém o controlo das regiões mais ricas em petróleo da Líbia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.