[weglot_switcher]

Líderes mundiais parabenizam Trump pela vitória mas deixam recados

Depois de ser conhecida a sua vitória nas presidenciais norte-americanas, os líderes mundiais já se pronunciaram e, para além das felicitações, não deixaram de alertar para questões que consideram importantes.
6 Novembro 2024, 16h31

Os líderes mundiais já felicitaram Donald Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas, no entanto alguns fazem questão de relembrar questões importantes.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, utilizou a rede social X para congratular Trump, aproveitando para salientar que a União Europeia (UE) e os Estados Unidos “são mais do que aliados. Estamos ligados por uma parceria entre os nossos povos. Portanto vamos trabalhar juntos numa agenda transatlântica forte que continue a dar resultados”.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, também fez o mesmo que a presidente da Comissão, mas lembrou o agora presidente dos Estados Unidos da “aliança duradoura e vínculo histórico” entre os dois. Já Roberta Metsola, líder do Parlamento Europeu, garantiu que a UE está preparada para colaborar com Washington.

O presidente da NATO, Mark Rutte, salientou que o novo mandato de Trump será “novamente fundamental para manter a nossa Aliança forte”. “Estou ansioso para trabalhar novamente com ele na promoção da paz através da força, através da NATO”.

Ainda na Europa, o presidente ucraniano, Volodymiyr Zelenksy, felicitou Donald Trump pela vitória e aproveitou para expressar a sua esperança de que trabalhem juntos para conseguir a paz. “Contamos com a continuação de um forte apoio bipartidário à Ucrânia nos Estados Unidos”, refere o líder ucraniano.

Já Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, mostrou-se confinante que Donald Trump vai ser capaz de terminar com as duas guerras que se vivem no mundo.

Do lado da Alemanha, Olaf Scholz, acredita que o país e os Estados Unidos vão continuar as suas relações de trabalho para promover a “prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.