Liga dos Campeões: SL Benfica está “sozinho na casa” dos milhões

‘Águias’ iniciam esta terça-feira a fase de grupos na Liga dos Campeões como único representante português na mais importante e milionária prova de clubes do mundo. Objetivo é ultrapassar quantia que o FC Porto arrecadou na época passada.

JOSE SENA GOULAO / LUSA

O RB Leipzig estreia esta terça-feira, no Estádio da Luz, o SL Benfica europeu de Bruno Lage, na partida que marca o arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com os ‘encarnados’ sozinhos na ‘casa dos milhões’, em virtude de ser o único português em prova, cabe à equipa liderada por Bruno Lage defender a bandeira portuguesa, numa prova onde o acesso é cada vez mais restritos e os prémios são cada vez mais avultados.

Num grupo onde tudo parece possível e com o equilíbrio como tónico (com os alemães do RB Leipzig, os franceses do Lyon e os russos do Zenit) o objetivo, naturalmente, passa pela passagem à fase eliminar mas há uma referência difícil de ultrapassar. Na época passada, e mesmo condicionado pelo ‘fair play’ financeiro imposto pela UEFA, o FC Porto fez das fraquezas forças e conseguiu não só impor-se no seu grupo como granjear a faixa de ‘melhor equipa da fase de grupos’ da Liga dos Campeões, edição 2018/19.

Apesar de ter caído aos ‘pés’ do agora campeão europeu, Liverpool FC, a equipa treinada por Sérgio Conceição chegou ao final da prova com 78,44 milhões de euros em receitas diretas na Liga dos Campeões, um montante considerável e que muito ajudou os azuis-e-brancos a equilibrar as contas. Esta época, e em virtude da eliminação frente ao Krasnodar, os ‘dragões’ não vão poder acompanhar as ‘águias’ na batalha dos milhões e até viram o SL Benfica a garantir mais 1,11 milhões de euros fruto da sua saída precoce da prova.

Sem ter efetuado qualquer minuto, e em virtude de um modelo em que visa premiar os clubes com mais palmarés nas provas europeias, o SL Benfica já garantiu 44 milhões de euros para os seus cofres e agora, tudo vai depender da prestação da equipa e da capacidade de transformar golos em milhões e milhões de euros. Na temporada anterior, a equipa liderada por Rui Vitória fez apenas sete pontos em seis jogos, caindo para a Liga Europa com seis golos marcados e onze sofridos.

Note-se que a UEFA vai distribuir 2 mil milhões de euros em prémios pelas equipas que vão disputar a Liga dos Campeões, versão 2019/20.

Recomendadas

Consórcio português candidato à compra do clube de futebol inglês Charlton

Um consórcio de investidores portugueses das áreas desportiva e financeira fizeram uma proposta para comprar a maioria do capital do clube de futebol inglês Charlton Athletic, confirmou esta quarta-feira à agência Lusa um representante do Corporate Football Organisation Portugal (CFO), Fernando Corte-Real.

FC Porto com teste dificil em Famalicão no regresso da I Liga

A I Liga de futebol regressa hoje, após quase três meses de paragem, devido à pandemia da covid-19, com o FC Porto a tentar reforçar a liderança na visita ao Famalicão, na 25.ª jornada.

UEFA pondera concluir Liga dos Campeões em Lisboa

Federação de futebol da Turquia terá comunicado à UEFA que não vai ter condições para receber a final da Liga dos Campeões, em Istambul, devido à pandemia da Covid-19. Lisboa pode ser a solução do problema, com a UEFA a ponderar levar a final da liga milionária para o Estádio da Luz, segundo o Mundo Deportivo.
Comentários