Linhas de apoio na cultura: metade dos candidatos já receberam as verbas, realça Graça Fonseca

Cerca de 50% das entidades que concorreram aos apoios culturais já o receberam, segundo a ministra da Cultura, Graça Fonseca, que referiu também que os concursos para os diretores dos museus e monumentos nacionais já estão abertos

Cristina Bernardo

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, revelou que as entidades que concorreram à linha de apoio receberão as respetivas verbas até ao fim da semana, durante audição com a Comissão de Cultura e Comunicação.

Graça Fonseca garantiu que “todas as entidades que concorreram à linha de apoio ás artes receberão até ao final da semana” e referiu que “cerca de 50% já receberam” esses valores. A ministra da Cultura adiantou ainda que a previsão para o pagamento dos apoios, definida para o final desta semana, também se aplica às editoras e às livrarias.

Os museus não ficaram esquecidos e Graça Fonseca apontou que “estão abertos os concursos para os diretores dos museus e monumentos nacionais, é um concurso internacional”. A ministra da cultura mencionou que tem se registado “várias manifestações de interesse e aguardamos para ver quantos se candidatarão”.

Sobre os apoios aos trabalhadores independentes da cultura, a ministra destacou que “a linha será não competitiva porque é exatamente o que significa um apoio social e é um apoio a trabalhador e não à estrutura ou equipamento”.

“Assim que o orçamento for publicado e aprovado temos preparado todo o processo para que todos os trabalhadores independentes possam solicitar este apoio”, prometeu Graça Fonseca.

Quanto ao retorno da tauromaquia, Graça Fonseca lembrou que “não é papel da ministra ser comentadora”. “Não vou, naturalmente, comentar as razões, muito menos da Direção-Geral de Saúde ou qualquer outra entidade”, sublinhou a ministra da Cultura.

“O trabalho de identificação das condições de abertura de diferentes estruturas culturais, desportivas, recreativas, empresariais, foram feitas e bem entre associações representativas dos setores e a Direção Geral de Saúde”, recordou a ministra da Cultura.

 

Ler mais
Relacionadas

Mais apoios, reforço do SNS e injeções à TAP e Novo Banco. As propostas dos partidos para o Orçamento Suplementar

As propostas de alteração ao Orçamento Suplementar apresentado pelo Governo vão ser votadas esta terça e quarta-feira. Ao todo, há 256 propostas que os partidos querem incluir no texto final do documento, cuja votação final global acontece já esta sexta-feira. O Partido Comunista (PCP) é o partido com mais propostas apresentadas.

Empresas de eventos querem apoio ajustado à realidade do setor

“Precisamos de medidas que tenham em conta a realidade das nossas empresas”, disse à agência Lusa o presidente da direção da APSTE, Pedro Magalhães.
Recomendadas

Pintura “Tours d’arme” de Vieira da Silva no leilão global da Christie´s

O leilão, anunciado em maio pela empresa como tendo um novo formato “global” para se adaptar à atual pandemia, decorrerá em simultâneo em Hong Kong, Paris, Londres e Nova Iorque.

Livro: “Os Sete Pilares da Sabedoria”

Eis a sugestão de leitura desta semana da Livraria Palavra de Viajante: um dos grandes textos sobre guerra e um livro sobre a vontade de autodeterminação de um povo. Pela pena de T.E. Lawrence.

Leilão da insolvência da Publicações Europa-América aponta para apenas 15 mil euros

Editora fundada por Francisco Lyon de Castro em 1945 foi uma das maiores de Portugal, com êxitos de vendas como “História Concisa de Portugal” e “O Erro de Descartes”, mas acumulou prejuízos que levaram ao seu fim.
Comentários