[weglot_switcher]

Linhas de apoio na cultura: metade dos candidatos já receberam as verbas, realça Graça Fonseca

Cerca de 50% das entidades que concorreram aos apoios culturais já o receberam, segundo a ministra da Cultura, Graça Fonseca, que referiu também que os concursos para os diretores dos museus e monumentos nacionais já estão abertos
  • Cristina Bernardo
30 Junho 2020, 17h46

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, revelou que as entidades que concorreram à linha de apoio receberão as respetivas verbas até ao fim da semana, durante audição com a Comissão de Cultura e Comunicação.

Graça Fonseca garantiu que “todas as entidades que concorreram à linha de apoio ás artes receberão até ao final da semana” e referiu que “cerca de 50% já receberam” esses valores. A ministra da Cultura adiantou ainda que a previsão para o pagamento dos apoios, definida para o final desta semana, também se aplica às editoras e às livrarias.

Os museus não ficaram esquecidos e Graça Fonseca apontou que “estão abertos os concursos para os diretores dos museus e monumentos nacionais, é um concurso internacional”. A ministra da cultura mencionou que tem se registado “várias manifestações de interesse e aguardamos para ver quantos se candidatarão”.

Sobre os apoios aos trabalhadores independentes da cultura, a ministra destacou que “a linha será não competitiva porque é exatamente o que significa um apoio social e é um apoio a trabalhador e não à estrutura ou equipamento”.

“Assim que o orçamento for publicado e aprovado temos preparado todo o processo para que todos os trabalhadores independentes possam solicitar este apoio”, prometeu Graça Fonseca.

Quanto ao retorno da tauromaquia, Graça Fonseca lembrou que “não é papel da ministra ser comentadora”. “Não vou, naturalmente, comentar as razões, muito menos da Direção-Geral de Saúde ou qualquer outra entidade”, sublinhou a ministra da Cultura.

“O trabalho de identificação das condições de abertura de diferentes estruturas culturais, desportivas, recreativas, empresariais, foram feitas e bem entre associações representativas dos setores e a Direção Geral de Saúde”, recordou a ministra da Cultura.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.