[weglot_switcher]
1356398
Em Foco

Bruxelas avisa para “risco de ultrapassar de forma significativa” limites da despesa líquida

Na carta enviada ao Governo português, não há qualquer referência à atualização feita pelo ministro das Finanças relativamente a este indicador de referência. Por outro lado, Bruxelas sublinha que o saldo orçamental deverá estar “próximo do equilíbrio”.

Atualidade

JE debate Revolução Energética em Curso esta quarta-feira em Lisboa

Esta quarta-feira, Lisboa será palco de um dos debates mais abrangentes do ano. A conferência Revolução Energética em Curso, patrocinada pela Atlante, Iberdrola e pela PRIO, reúne decisores, líderes empresariais e especialistas para uma tarde dedicada ao futuro da energia em Portugal e no mundo.

Padaria Gleba entra em PER com dívidas à banca a superarem os 6 milhões de euros

Na lista de credores, a banca soma dívidas reconhecidas (incluindo juros) de mais de 6 milhões de euros. Valor que sobe para 6,5 milhões se incluirmos o Banco de Fomento que, através da Lisgarante, tem créditos de 511,7 mil euros.

Carros híbridos-elétricos já atingem quota de mercado de 35% na UE

Até outubro foram contabilizados mais registos de híbridos-elétricos do que veículos de gasóleo e gasolina. Em quota de mercado lideram os carros movidos a gasóleo e gasolina face aos híbridos-elétricos (36,6% face a 34,6%), de acordo com os dados da ACEA.

EUA: Confiança dos consumidores cai a pique em novembro para mínimos de sete meses

A leitura de novembro espelha a deterioração das perspectivas das famílias norte-americanas, sobretudo no que diz respeito ao emprego, que parece ter entrado numa fase estagnada de “não contrata, não despede”.

Azores Airlines: grupo de quatro empresários entregou proposta para compra

A partir deste momento, os quatro empresários proponentes passam a ser representados por uma estrutura única, designada Atlantic Connect Group.

Mais do que o perdão, a conversão da dívida africana tem “pés para andar”, destaca Paulo Rangel

“A conversão da dívida é mais fácil para os países que são credores”, apontou Paulo Rangel, num balanço final da cimeira que juntou os líderes da União Africana (UA) e da União Europeia, em Luanda, Angola.

UE/África: Líderes concordam expandir segurança e ampliar mobilidade e intercâmbio, diz João Lourenço

João Lourenço, também presidente da UA, que discurava hoje no encerramento da 7.ª Cimeira UA – UE, destacou o facto de as partes terem acordado sobre a necessidade de expandir a cooperação em matéria de paz e segurança, promovendo respostas conjuntas mais fortes contra o terrorismo e o extremismo violento.

25 Novembro: PCP critica “deturpação” e aponta que o povo não aderiu às comemorações

“Estamos perante uma das maiores operações de mistificação, de deturpação e de reescrita da história, levada a cabo por quem nunca se conformou com o alcance das conquistas de Abril, que durante estes 50 anos sempre menorizou o 25 de Abril e que conta com a promoção dos setores nostálgicos do regime fascista”, acusou a líder parlamentar do PCP, Paula Santos, em conferência de imprensa na Assembleia da República.

25 Novembro: Marcelo lembra data como vitória da temperança e apela à unidade

Marcelo Rebelo de Sousa, que discursava numa sessão evocativa do 25 de Novembro de 1975, no 50.º aniversário desta data, citou a este propósito a Carta de Bruges escrita pelo infante D. Pedro há cerca de 600 anos, e nela destacou a ideia de “temperança como virtude nacional”.

25 Novembro: PSD, Chega, CDS e IL defendem importância de celebrar data

Na sessão evocativa do 50.º aniversário do 25 de Novembro de 1975, no parlamento, o vice-presidente da bancada do PSD Pedro Alves defendeu que a data “não dividiu, mas uniu”.

25 Novembro: “Guerra” entre rosas brancas e cravos vermelhos marcou sessão onde estiveram vários candidatos presidenciais

Um ano depois da primeira sessão solene que assinalou os 49 anos desde a operação militar do 25 de Novembro, os deputados da Assembleia da República voltaram a reunir-se para assinalar o cinquentenário da data, desta vez com todos os preceitos da sessão dedicada ao 25 de Abril de 1974.

25 Novembro: PS acusa Governo de instrumentalizar data e subordinar-se “à extrema-direita saudosista”

Na sessão solene evocativa do 50.º Aniversário do 25 de Novembro de 1975, que decorre no parlamento, pelo PS foi o deputado Marcos Perestrello a fazer a intervenção, com duras críticas ao Governo de Luís Montenegro pela “péssima ideia do Governo de comemorar o 25 de Novembro nos termos e nos modos em que o faz”.

25 Novembro: Aguiar-Branco afirma que cadeiras vazias na sessão testemunham a liberdade de crítica

Esta posição foi defendida por José Pedro Aguiar-Branco no discurso que proferiu na sessão comemorativa dos 50 anos da operação militar do 25 de Novembro de 1975, intervenção que antecedeu a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

25 de Novembro: Alguns deputados do PS deixam hemiciclo após Ventura retirar cravos vermelhos do púlpito

André Ventura subiu à tribuna para a sua intervenção mas, antes de discursar, retirou os cravos vermelhos que tinham sido colocados antes pelos deputados Inês de Sousa Real, do PAN, Mariana Mortágua, do BE, e Jorge Pinto, do Livre.

Montenegro defende que é importante país evocar 25 de novembro para perceber de onde vem

Montenegro assistiu a esta parada militar acompanhado por vários membros do Governo, entre os quais os ministros da Defesa, das Finanças, da Administração Interna, da Justiça, da Saúde e da Agricultura e Pescas.

Lei laboral: Montenegro entra em cena nas negociações e marca reunião com UGT

Luís Montenegro vai reunir diretamente com a UGT na próxima quarta-feira, dia 26, para manter aberta a via do diálogo e na esperança de conseguir um entendimento sobre o pacote laboral. Estrutura sindical entregou ontem o pré-aviso de greve e diz que só há uma hipótese de desconvocar a paralisação – o Governo rasgar a proposta inicial e “começar tudo do zero”.

Entrevista

Internacionalização da Casa Mendes Gonçalves será liderada pelas marcas Paladin, Sacana e Moreno

A Casa Mendes Gonçalves pretende ter 30% do volume de vendas em mercados internacionais até 2030. Da Paladin à Moreno passando pela Sacana, o diretor do grupo, Ricardo Ferreira, revelou ao JE o papel de cada uma das marcas nesse processo.

Mercados

Fed e tecnológicas continuam no centro das preocupações dos investidores

O dia foi marcado pelo anúncio da Meta de que pondera utilizar os processadores TPU que a dona da Google, a Alphabet, está a desenvolver, em vez de utilizar os da Nvidia.

Agenda

Topo da Agenda: o que não perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

O Conselho de Finanças Públicas divulga esta quarta-feira o relatório sobre o sector empresarial do Estado. Noutra vertente, o JE organiza o evento “Revolução Energética em Curso” em Lisboa: uma oportunidade para conhecer os desafios energéticos que Portugal enfrenta neste sector.

Opinião

A Inteligência Artificial como novo fator de produção

Reconhecer a IA como fator de produção é reconhecer que a economia está a entrar numa nova fase. Exige reavaliar políticas públicas, métricas económicas e modelos de crescimento. E vem redefinir a própria forma como o valor é criado.

Uma opção em Genebra

A guerra de conquista, desde há décadas considerada inadmissível, passou a ser vista, até pelos EUA, como possível dependendo dos argumentos que se apresentem, se não existirem outros processos de conseguir a aquisição de territórios desejados.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.